terça-feira, 14 de janeiro de 2014

[RESENHA] A Lista Negra

,
Olá pessoal! Hoje trago a resenha de um dos livros que entrou para o meu TOP 10 de melhores livros do ano passado. Um livro bem emocionante, que cativa o leitor e muito forte. Um livro com um tema bem famoso hoje em dia e que nos mostra os dois lados da moeda na história, ou seja, quem pratica o bullying é o unico culpado ou a vítima também é? Confira a resenha.


A Lista Negra é um livro de Jennifer Brown, publicado no Brasil pela Editora Gutenberg. Possui 272.

Valerie e Nick são namorados e estudam na mesma escola. Uma das várias semelhanças dos dois era que nenhum deles faziam parte da "galera", dos descolados, populares, enfim, por este motivo, sofriam diversos tipos de bullying. Eram chamados de vários nomes, sofriam agressão e até ter seus pertences quebrados.

Valerie estava cansada desse abuso que sofriam todos os dias e praticamente todas as horas. A partir disso, como uma forma de brincadeira, criou a lista negra, uma lista que, junto com Nick, escreviam os nomes das pessoas que praticavam bullying neles e das pessoas que odiavam.

Por sofrer tanto nas mãos dessas pessoas que se acham superiores a qualquer um, Valerie deseja vingança, que algo terrível acontecesse a essas pessoas para que parem de fazê-la sofrer tanto. Mas ela não esperava que isso fosse acontecer e que quem faria isso seria Nick, seu namorado, que em uma manhã, abre fogo contra as pessoas cujo nomes estavam na lista criada pelos dois. Valerie, ao tentar salvar Jessica, acaba sendo baleada no ato. Mas, mesmo com esse ato heroico, Valerie é responsabilizada como cúmplice de Nick por ter ajudado a criar a lista em que o nome das vitimas estavam.

Após cinco meses desde a tragédia, Valerie terá que voltar para a escola para terminar o ensino médio, mas terá que encarar os olhares que são dados a ela, o ódio que ainda está presente. Depois do que aconteceu, parece que Valerie está mais sozinha do que nunca, onde seus amigos viraram a cara para ela, o relacionamento com sua família parece ter mudado e apesar de tudo, sua cabeça está a cada mais confusa.


Bom, este livro é bem emocionante e muito forte. Com uma história que prende o leitor até o final. Com uma narrativa que alrtena entre o passado e o futuro. E os pesonagens são tão bem construidos que você começa a pensar que pode encontrá-los na rua, por tão reais que eles são. A autora conseguiu criar uma história bem comovente com um tema que é tão delicado hoje em dia e retratar os dois lados da moeda, tanto de quem pratica, quanto de que sofre.

Esse livro é aquele que você começa odiando vários personagens, mas com o decorrer da leitura sua pespectiva muda completamente. Despois de tanta tragédia, Valerie se sente sozinha, mais do que antes e você começa a sentir tanta pena dela, por sentir o que ela sente através da narrativa dela e além de pena, um pouco de raiva pelos outros personagens que não veem o lado de Valerie, que ela também estar sofrendo por tudo que passou.

Valerie se sente a cada mais perdida do que nunca, por ser julgada como cumplice por pessoas que aparentemente deveria apoioá-la apesar de tudo. E ainda sofre por amar Nick, sendo que todos a sua volta o odeiam. E no inicio, você começa a odiar todo mundo que praticava bullying com os dois, mas depois do que aconteceu, você percebe que ninguém merece ter o fim que alguns tiveram durante o tiroteio.

O pai de Valerie é um dos que eu tive raiva do inicio ao fim, nenhum pai deveria fazer o que ele faz à filha. Só não vou falar que eu nunca vi nenhum pai fazer isso com um filho, porque já vi sim (rsrs). Este é um livro que mostra que qualquer pessoa pode te surpreender mostrando várias faces que uma pessoa tem, tanto boas quanto ruins. É um livro que todos deveriam ler e que as escolas deveriam adotar como leitura obrigatória para os alunos, porque retrata um tema que é bem conhecido ultimamente e que está acontecendo com muitos jovens por ai. Recomendo este livro para qualquer um. Leiam!

2 comentários :

  1. Ei Rapha

    Entrou no meu top tbm, este livro é tãooo lindo e tãooo triste. Aiai lendo resenha da até saudade rs.
    abs

    ResponderExcluir
  2. Raphael, ficou muito boa sua resenha.
    E como se tivesse lido o livro.
    Parabens, meu filho.
    Saudades de vc.

    ResponderExcluir