sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

[TAG] Oscar Literário 2013

,
Olá pessoal! Eu não posto há muito tempo aqui, então resolvi voltar com uma TAG, ninguem me tagueou, mas eu decidi fazer, pois é bem interessante. Eu vi essa tag no Contando livros, mas se quiserem ver o vídeo original, clique aqui. 2013 já acabou, mas ainda dá tempo de fazer uma breve restropectiva dos melhores livros quem ao longo do ano. Em 2013, li 38 livros, e vou escolher 10, sendo que vou dividi-los em 10 categorias, como se fosse um Oscar de verdade. Lembrando que essa lista se baseia nos livros que li ao longo do ano e não necessariamente dos livros que foram lançados no ano passado. Confira.


                                                            1-Melhor Livros do ano:
Eu escolhi este livro porque foi um dos livros que mais me fez pensar, fazer perguntas, xingar os personangens, me mostrou o que as pessoas fazem para conseguir o que querem e retrata um assunto que é muito discutido hoje em dia, o bullying. Jennifer criou uma história excepicional! Você consegue sentir compaixão por alguns personangens, raiva por outros e é um livro que faz o leitor pensar em uma maneira de tratar as pessoas de uma maneira melhor. Valerie, a protagonista, é julgada de maneira errada, ninguem parece querer ouvir seu lado da história, nem mesmo seu pai, que deveria apoiar a filha. E mesmo sendo julgada dessa maneira, Valerie tenta ao mesmo tempo, superar pelo que passou e mostrar que é tanto vitima do massacre que seu namorado fez na escola, quanto as outras pessoas. Este é um livro que eu recomendaria para todo mundo, por isso, ele ficou para mim, o melhor livro do ano.


  
                                                     
                                                    


 2-Melhor autor do ano:
Sou fã de Nicholas Sparks, então sou suspeito para falar, mas apesar de todo mundo que lê alguns livros dele e falarem que são todos iguais, nunca muda nada, eu acho eles bem diferentes. Pode até ser que algum personagem dele vá morrer ou já morreu, mas quando eu li Um Porto Seguro em 2013, achei que foi um dos melhores livros que o Nicholas escreveu. Nicholas sabe escrever muito bem, tanto criando seus personagens, quanto suas histórias. É por esse motivo que, para mim, ele é o melhor autor do ano.





                                                                                  


 3-Melhor protagonista masculino:
 Eu escolhi o Dimitri Belikov para esta categoria. Eu também sou muito fã de Vampire Academy, então não podia faltar esta série nos melhores do ano. Dimitri é um dos melhores masculino já criados, com suas habilidades de matar strgoi, seu amor por Rose, mas não querendo que nada passe do profissional. Seus inacabaveis conhecimentos sobre como matar vários strigoi e seus treinamentos com Rose são essenciais para a história. Estes são alguns motivos para ele ser o melhor protagonista masculino.
 



                                                    


4-Melhor protagonista femino: 
Eu não podia fazer essa lista sem colocar minha nova trilogia favorita. E é por isso que escolhi June como a melhor protagonista feminina do ano. A unica a atingir a nota máxima na Prova de toda a Republica, June é muito inteligente. Em uma cena de crime, June consegue descobrir exatamente o que aconteceu analisando as provas e o local. Escalar um prédio de 15 andares em poucos segundos, são algumas das muitas qualidades de June. Apesar de ser bastante habilidosa, June sampre está em cofusão e tem poucos amigos, pois todos se sentem intimidados com sua nota na Prova.








5-Melhor coadjuvante masculino:
Para esta categoria, escolhi Simon, de Sereia. Ele é bem inteligente, sabe tudo sobre o tempo, mudança climática, comportamento do mar em relação ao clima, etc. Mas em relação a Vanessa, ele é bem atencioso. Sempre que ela precisa, ele está ali, para ajudá-la. Com a morte de Justine, irmã de Vanessa, os dois tentarão, a todo custo, descobrir se a morte foi completamente ligada a suicido ou homicídio. Enquanto isso, Caleb, irmão de Simon e namorado de Justine, desaparece sem nem deixar rastros. Então, Simon e Vanessa partem para uma "aventura" para achar Caleb e descobrir mais a respeito da morte de Justine e acabam descobrino vários misterios em relação à ciade que moram. Com isso, Simon fica como melhor coadjuvante masculino.






6-Melhor coadjuvante feminio:
Escolhi Tiffany, uma personagem divertida, lotada de humor negro. Tiffany pode ter seus problemas mentais e ser viciada em sexo, mas eu achei a personagem bem divertia, ela consegue colocar um pouco de juizo na cabeça de Pat no final, suas várias tentativas de coonvencer Pat a entrar no concurs de dança até ele ceder, suas interpratações de sinais, como ela mesmo diz, com o pai de Pat, afirmando que todas as vezes que os dois se encontravam o time pelo qual ele torciam ganhavam. Sua relação um pouco que conturbada com Pat tornam o livro com um toque de humor. Eu achei a personagem digna para esta categoria de melhor coadjuvante fminina.






7-Melhor arte da capa:
Essa distopia é uma das minhas preferidas e eu acho que as capas tem muito a ver com a história. No primeiro volume, temos o simbolo da Audácia, facção que Tris escolhe e, no segundo, temos o simbolo da Amizade, que possui um papel importante na história.







8-Melhor mundo/ambiente criado:
Eu achei justo colocar este livro nesta categoria, Stephen King soube criar um ambiente onde em situações desesperadoras, a natureza humana surge de um jeito assustador. Na história, temos os personagens pé no chão e aqueles que foram criados para nos matar de raiva. O jeito em que ele escreveu esse livro, a redoma surgindo do nada, as situações em que as personagens precisam enfrentar para continuarem a sobreviver dentro da redoma, o mistério envolvido. O jeito como o militares, fora da redoma, parece que abandonaram os moradores da cidade cercada pela redoma. Esse com certeza é um dos melhores livros com o melhor ambiente criado.








9-Melhor titulo de livro do ano:
Eu achei que esse titulo teve muito a ver com a história, com o jeiro que Charlie é na escola e do jeito como ele acaba conhecendo Sam e Patrcik. Para mim, pelo jeito que Charlie é na escola, ele pode ser tratado como um invisivel, sendo assim, quando ele conhece o casal de meio-irmãos, pode ser uma das vantagens de ser invisível, pois Charlie conseguiu seus "primeiros" amigos de verdade, começou a ter uma vida cheia de emoção, amor, paixão, amizade, etc.









 


10-Melhor final de livro:
Foi dificil escolher um único livro para esta categoria, mas optei por Garota Exemplar, onde o livro todo é excepcional! Eu não esperava pelo final que teve! O livro inteiro é um mistério, onde a cada acontecimento, você muda sua opinião, seu modo de pensar em relação aos personagens, sobre o que vai acontecer no final, etc. E com as anotações dos diários de Amy, você não recebe ajuda nenhuma para tentar descobrir o final antes do mesmo acontecer! Um dos melhores finais de todos, com certeza.






7 comentários :

  1. Tenho A Lista Negra na minha estante só esperando a vez de ser lido. Adoro Nicholas Sparks e apesar de entender as repetições que todos dizem ter nos livros, gosto mesmo assim. Preciso ler a série Academia de Vampiros, logo vai lançar o filme e eu ainda não li. Também adoro o título As Vantagens de Ser Invisível <3 Ainda não li Garota Exemplar mas espero ter a oportunidade.

    Muito bacana o post!
    Beijo;*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Garota Exemplar foi mesmo um livro incrível e o final me surpreendeu demais! Acho o título de "As vantagens de ser invisível" interessantíssimo, comprei o livro faz pouco tempo e logo logo vou ler ^^

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Oi Raphael!!!
    Concordo em tudo sobre Academia de Vampiros. Amor eterno. Também li Um porto seguro e adorei, mas gostei mais de A escolha... chorei...Tenho A sereia mas não li ainda, e A lista negra está sendo muito comentado. Vi a resenha da Nanda! Tomara que 2014 também seja recheado de bons livros.
    Beijos!
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Ei Rapha

    Aiai Dimitri, agora que estou lendo O último sacrifício acredita? rsrsrs.
    Garota exemplar merece mesmo, muito bom. A lista negra é lindo tbm amei.
    Legend vou ler este mês, atrasada rsrs.
    Sob a redoma é foda, amei este livro tbm. Estou terminando de assistir a série, gostei, apesar de tudo que mudou e daquele ovo ridículo kkk.
    abs

    ResponderExcluir
  5. Garota Exemplar é mesmo um livro muito bom, A Lista Negra também e todos os dois mereceram estar na sua lista. Academia de Vampiros vou ler agora antes de estrear o filme, mas como terminei A hospedeira ontem e não gosto de misturar gêneros, coloquei um YA bem leve no meio antes de pegar a série pra ler ahahah.
    Daniel. Contando Livros.

    ResponderExcluir
  6. Muito bacana essa tag. Também concordo com a personagem coadjuvante feminina.
    Cara, gostei muito dessa capa de A lista negra. Quero ler!
    Abraço!!!
    Sucesso ao blog.
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nao li nenhum desses livros, mas pelas resenhas pude ter uma ideia bastante interessante sobre cada um deles.
    Parabens, sucesso sempre.
    Amo muito vc.

    ResponderExcluir