quarta-feira, 18 de junho de 2014

[RESENHA] Fazendo meu Filme: A estreia de Fani

,
Olá pessoal! Depois de de ficar muito tempo sem postar resenha (eu Raphael rsrs), hoje trago a resenha de um livro que eu demorei bastante tempo para ler e que me arrependo por isso. Todos a minha volta elogiavam o livro, acho que até hoje nunca ouvi nenhum comentário negativo sobre. Mas isso eu conto daqui a pouco, com vocês a resenha :


Fazendo meu Filme: A estreia de Fani é um livro de Paula Pimenta, publicado pela Editora Gutenberg. Possui 336 páginas. É o primeiro volume da série Fazendo meu Filme.

Estefânia Castelino, ou somente Fani, tem 16 anos e é uma simples garota de Belo Horizonte. Gosta de filmes, bem possessiva com sua coleção de DVDs, inteligente e adora passar seu tempo com seus amigos, principalmente Gabi e Leo, que são seus melhores amigos desde que se mudou de colégio. Fani está no segundo ano do Ensino Médio, adora Biologia, mas não é por qualquer motivo não, possui uma quedinha por seu professor!

Basta colocar as palavras cinema, filme e sair em uma única frase Fani não pensa duas vezes antes de aceitar o convite. O cinema é seu lugar preferido de estar, logo depois de sua casa, pois ela faz parte daquele grupo de pessoas que adora ficar quietos em casa assistindo a um bom filme. Mas Fani tem as amigas que também adoram arrastá-la para as festas e tirá-la de casa sempre que possivel, até porque não veem o lado de Fani que curte ficar em casa ao invés de sair.

Seus pais são muito participativos em sua vida. Sempre estão ali querendo o melhor para a filha. Fani e Natália, uma das amigas dela, são amigas desde a infância, eram sempre muito unidas, as melhores amigas, mas com o tempo se afastaram por serem de salas diferentes no colégio. Mas por sorte, Fani é da mesma sala de Gabi e Leo, estão sempre trocando bilhetinhos durante as aulas e estão sempre unidos. Gabi e Fani apoiam uma a outra em qualquer situação, mas Gabi está a todo custo colocar na cabeça de Fani que Leo possui sentimentos que vão além de amizade em relação a ela, mas por sua paixão pelo professor Marquinho, Fani insiste que isso é invenção da cabeça de Gabi.
"E foi naquele momento que eu caí na real e entendi o que é que eu tinha feito com a minha vida..."-pág.106
Mas tudo está para mudar na vida de Fani para sempre. Sua mãe colocou na cabeça que seria bem que Fani fizesse um Intercâmbio, seria uma oportunidade única em sua vida e seria bom para seu futuro. Se conseguisse ser aprovada na prova, essa oportunidade se concretizaria. Mas o que Fani viu com essa história toda de passar um ano fora foi um Leo que a cada dia se mostrava mais distante e mais próximo da pior pessoa da sala que ele deveria se aproximar, Vanessa, a menina mais patricinha que Fani já viu!

Fani nunca viu Leo com outros olhos além de amizade, mas todos a sua volta insitem que ele sente algo mais por ela e com tudo que está acontecendo ela percebe que com esse distanciamento dele, a cada dia que passa a saudade que sente de suas brincadeiras aumenta e em consequencia disso, seus sentimentos em relação a ele mudam. Como toda essa história de Intercâmbio, amizade, amor, escola, familia, etc. Fani irá ter seu esperado final feliz?

""O final vai ser feliz?", ele perguntou, com aquele sorriso mais lindo do mundo.
"Final?", eu disse. "Acho que a felidade vai ser no começo, no meio, e 
de final é o que eu menos quero saber, por mim não 
precisa terminar!""-pág. 326




Bom, como eu dizia ali em cima, como que eu demorei esse tempo todo para poder ler esse livro? Todos que eu conheço e que já leram a série sempre elogiavam e recomendavam para que eu lesse, mas sempre tive um pé atrás por ser um livro que para mim aparentemente era uma livro "para meninas". Mas até em dia o pensamento ou a frase de alguem que já falou veio na minha cabeça, de que "livro é livro, foram feitos para serem lidos, não importa por quem e não tem que ser classificados, livro é livro!", convenhamos que veio tarde, mas enfim, finalmente resolvi deixar esse preconceito rídiculo sair da minha cabeça e comprei para ler. Não me arrependi nem de ter comprado, nem de ter lido, somente do meu antigo pensamento de que "tal livro é para meninas", "tal livro é para meninos". Como a frase que eu escrevi ali mesmo diz que livro é livro, ler quem quer! Agora eu não estou classificando nenhum livro, leio o que eu quero e nem julgo as pessoas mais por lerem algum livro. Você lê o que quiser, não importava qual livro seja, o que tal pessoa acha, e essas baboseiras, se você gosta, LEIA! Mas encerrando esse assunto, vamos ao que achei do livro! rsrs

Paula Pimenta escreveu um livro que PERFEITO seria pouco para descrevê-lo. Ela juntou, coisas de adolescentes, filmes, romance, música e deu tudo muito certo! Temos citações de filmes nos momentos certos, as músicas certas, manias de adolescentes certas, enfim, tudo certo para a história! Só não me fez chorar porque sou um pouco difícil para isso :P

Os personagens parecem que foram feitos sob medida. Fani é um pouco lerda, enquanto todos já descobrem algo logo de cara, ela ainda está ali sem entender nada, mas apesar disso, você nunca consegue se cansar dela. Gabi é aquele tipo de pessoa que pensa em tudo, sabe o que tem que fazer em qualquer momento e sempre apoia seus amigos, está sempre ali para ajudá-los. E o Leo, que apesar de ter momentos que tive vontade de dar um soco na cara dele, mas aí vem os motivos por tais atitudes dele e depois ele volta a ser um cara legal (mas cá entre nós, ele e a Fani combinam super bem ;) ). Esperava que Priscila aparecesse mais, mas nos poucos momentos que apareceu, pude notar que é uma boa pessoa.

Os filmes escolhidos por Paula, as músicas, tudo se encaixou perfeitamente no enredo e combinou muito bem com os personagens. Fazendo meu Filme foi um dos poucos livros, senão o único, que eu me peguei rindo em voz alta, gargalhando sem parar. Os demais sempre dou um sorrisinho e nada demais. Mas com esse livro, eu pude me divertir bastante e dar boas risadas! Além de ser uma leitura de uma sentada só! É uma leitura rápida e deliciosa e com certeza já entrou para a minha lista de livros nacionais favoritos!

Um outro ponto positivo do livro para mim, foi o fato de a história se passar em Belo Horizonte, que é a cidade onde moro. Não tive dificuldades de imaginar os personagens em alguns cenários por já conhecer. Foi o primeiro livro que ambientado em lugares conhecidos e eu gostei muito da experiência. Por fim, recomendo a todos! Se você gostou ou se interessou pela história, leia sem vergonha, sem medo! Você não irá se arrepender.
"Esses horóscopos... se dependesse deles, todo mundo 
seria feliz para sempre!"-pág. 173

4 comentários :

  1. Adorei a resenha, muito obrigada! Fico muito feliz de saber que você gostou!

    ResponderExcluir
  2. Aeeeeee, bem vindo ao clube dos fãs da Paula, Rapha! E que sorte de iniciante foi essa aqui emcima? :o

    ResponderExcluir
  3. Olá Raphael!
    Bom. Dizer o que de Paula Pimenta e Fani? Agradeço às chocólatras todos os dias os elogios exaltados da série que me fizeram querer conhecer e não desistir até o último livro. Simplesmente perfeitos!

    Beijos!
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir
  4. Ei Rapha

    Esta série é toda fofa, eu adorei. Que bom que você gostou e deixou o preconceito de lado. :)
    abs

    ResponderExcluir