terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Métrica (Slammed) de Colleen Hoover

,
   Oi pessoal! Depois de muito tempo sem postar algo por aqui, eis que estou de volta rsrs. Fiquei praticamente o mês de janeiro inteiro lendo/estudando um livro (Como ver um filme da Ana Maria Bahiana) e no finalzinho consegui ler Métrica, que ganhei da Luma de amigo oculto <3. Como já me adiantei e estou lendo o segundo volume, logo mais terá resenha de Pausa por aqui, além de Como ver um filme. Provavelmente minhas aulas já vão ter começado quando esse post sair, então leiam e não esqueçam de deixar comentários e compartilhar com seus amigos! 


 Layken, ou simplesmente Lake, tem 18 anos e mora com sua família no Texas. Porém, quando seu pai morre repentinamente de um ataque do coração, sua mãe decide ir para sua cidade natal no Michigan. Saindo do único lar que conheceu durante a vida inteira, Lake tem de se adaptar a uma nova casa em um lugar totalmente diferente. Mas no primeiro dia que chega na nova casa, a garota conhece Will, de 21 anos, e seu pequeno irmão Caulder, que logo se torna melhor amigo do irmão de Lake, Kel

   Logo Will e Lake se aproximam cada vez mais, assim como Kel e Caulder. Como são vizinhos de frente, sempre estão de vendo. Will leva Lake a uma competição de slam poetry e a partir daí ambos descobrem que estão apaixonados. Mas essa paixão há de ter obstáculos.

   Perante esse desafio, ambos terão que lutar contra o desejo do amor que sentem um pelo outro para não prejudicar nenhum dos dois, já que Will é o responsável legal de seu irmão desde a morte de seus pais. Os dois lutam diariamente contra o amor, mas a ligação entre eles é tão forte que nada nem ninguém vai fazer com que esqueçam o que começaram. 

   Will amadureceu muito rápido e carrega uma responsabilidade imensa cuidando de Caulder e levando seus estudos adiante. Com a morte do pai, Lake precisa fazer o mesmo, mas tem o apoio de sua mãe Julia, sempre lhe dando conselhos. Colocando as prioridades em primeiro lugar, os dois passarão por muitas coisas tanto juntos quanto separados. O amor, porém, será jogado para o lado enquanto deveria ser o número um. 

   Métrica me conquistou desde o início, com sua escrita realista e poética. Colleen criou um New Adult diferente de todos que já li: não incluiu o entediante triângulo amoroso e não focou todo o livro apenas na relação dos apaixonados. Eddie, melhor amiga de Lake na nova cidade, possui muito destaque com uma das cenas mais emocionantes que já foram escritas. Kel e Caulder também roubam a cena com o jeito inocente que toda criança possui. 

   Os personagens são muito bem construídos e a trajetória de todos é impressionante. Com toda a bagagem que possuem, eles não deixam de ser quem são, de seguir em frente ao invés de simplesmente largar tudo em nome da dor. A poesia também ganha bastante destaque na trama, o que me fez gostar bastante da tradução do título para o português e de como a narrativa ficou mais interessante. 

   A relação da família de Lake é tão surpreendente que beira o surreal, o jeito que "esculpir abóboras" se transforma em uma metáfora para ignorar os problemas da vida real, a forma com que Julia confia na filha e faz de tudo para manter a família que tem, o modo como o relacionamento de Lake e Will não fica nem um pouco desinteressante ao longo da narrativa, a forma que a autora encontrou para escrever sobre assuntos delicados. Tudo se encaixa de uma maneira tão natural que é quase impossível largar o livro, mesmo depois de ter terminado a leitura. Impossível não se emocionar com a história dos personagens, tão jovens e já maduros. 

   Métrica possui uma narrativa viciante, tão natural mas ao mesmo tempo tão realista. Os personagens transbordam naturalidade pelas páginas e cativam o leitor. Apesar de ser o primeiro de uma trilogia, o final não fica em aberto: tudo é explicado e colocado nos devidos eixos, o que me encantou mais. Leitura mais que recomendada, LEIAM!!! 






Até a próxima! 

5 comentários :

  1. Ei Dani

    Ah que bom que vc gostou! Eu indico essa trilogia para todo mundo, amei, o segundo também quase arranca o coração da gente, vc vai ver rsrs.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ei Nanda!
      Então.... eu já li todos os três hehehe Não aguentei e li todos em seguida, sem pausar nem pra respirar. Já já tem resenha deles aqui.
      Abraços!

      Excluir
  2. Eu havia lido as páginas disponibilizadas pela editora e simplesmente amei! Fiquei louca para ler o livro todo e foi uma surpresa descobrir que é uma trilogia, amei a parte da ida ao mercado no comecinho do livro, foi tão lindo! :)

    Beijos e parabéns pela resenha!

    Viviane Gonçalves
    vsg_caue@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniel, tudo bem?
    Eu já li esse livro e também tem resenha no meu blog, se quiser ir lá ver o que achei, ficarei feliz.
    Assim como você, a escrita me conquistou desde o início, tanto que o li em 2 dias (na época trabalha e estudava) então, para mim foi uma surpresa.
    Adorei os personagens, todos me cativaram de algum modo. E as poesias do livro são ótimas!
    Também acho que o livro apesar de tratar de assuntos densos, é natural, até demais. E isso foi genial pro livro.
    Enfim, ainda não li Pausa, mas já que está lendo, aguardo ansiosamente sua resenha aqui.

    Um abraço e até mais Daniel!

    Juliano
    www.diariodeumledor.blogspot.com

    ResponderExcluir