terça-feira, 30 de junho de 2015

Selvagens de Don Winslow

,
Ei pessoas! Como vão? E hoje tem mais uma resenha por aqui rsrs. Como estou de férias, estou também colocando a leitura em dia :D Bom, o Projeto [R]Espetacular continua, mas resolvi intercalar entre um livro que já li e outro que ainda não li. E a resenha de hoje é de um livro que está na minha estante há bastante tempo e que eu nunca dava uma chance por achar que a história era ruim. Confiram! 

  Ben e Chon possuem um dos melhores negócios de Laguna Beach: cultivam a melhor maconha da região. Enquanto Ben é, segundo o próprio, "bundista" (budista + bundão), Chon possui, segundo O., "malportamento". Ophelia, ou simplesmente O., é a companheira deles. 
  O negócio dos dois é super lucrativo, possui uma clientela fiel e compradora. Mas nem tudo é um mar de rosas. O cartel de Baja, no México, começa a ficar no pé de Ben e Chon por estes terem recusado uma parceria. E por conta disso, eles pretendem fugir para Indonésia com O., já que Ben faz trabalhos de caridade por lá. 
  Mas Elena, chefe do cartel, possui outros planos: ela sequestra O. para forçar a parceria novamente, uma vez que seu poder não pode ser desacreditado pelos homens que comanda. Cientes do sequestro, Ben e Chon começam uma corrida contra o tempo para libertar a garota, ao mesmo tempo em que tentam prejudicar Elena. 
  Em uma eletrizante teia de negociações, os dois precisam sair do radar do  cartel para resgatar O.. Mas Elena está disposta a tudo para demarcar seu poder no tráfico México-Califórnia. Deflagrando reviravoltas intensas e planos perigosos, eles descobrirão o verdadeiro custo da liberdade. 

  Selvagens permaneceu na minha estante por um bom tempo, sempre tive medo de não gostar da história por ser um gênero que não costumo ler muito. Mas foi totalmente o contrário. Sabe aquele livro que você lê aos poucos para não acabar e ao mesmo tempo lê com a maior avidez para chegar ao fim logo? O trhiller de Winslow não é apenas cativante ao extremo como possui uma narrativa própria que prende o leitor do início ao fim. 
  O autor não elabora nenhum mocinho ou vilão, afinal, todos ali são narcotraficantes. Ele firma a personalidade dos personagens com total destreza e maestria absurdas. Todos possuem características contraditórias, como Ben, que ao mesmo é um dos melhores produtores de maconha, possui diversas instituições de caridade ao redor do mundo. 
  A história é narrada em terceira pessoa, o narrador não participa dos acontecimentos. Mas a impressão que o autor passa é que ele está lá, ao lado dos personagens, pois o leitor tem uma vaga percepção de que o narrador é algum personagem por ele possuir uma voz quase pessoal na narrativa.
  O final não é aquele final esperado, mas faz jus à história e na forma como ela fora abordada. Não poderia deixar de ter mais reviravoltas, mas nada de deixar o queixo cair. Mesmo para quem não curte o gênero, esse livro vale a pena. A história foi baseada para os cinemas em 2012, direção de Oliver Stone, com Blake Lively, Taylor Kitsch, Aaron Taylor-Johnson, Salma Hayek e John Travolta no elenco. Leia o livro antes, tá? rsrs



0 comentários to “ Selvagens de Don Winslow ”

Postar um comentário