sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

[RESENHA] Starters

,
Bom dia pessoal!! Tudo bem com vocês? Hoje irei resenha um livro que li já faz meses e foi quando eu estava ausente no blog. O livro deu o que falar na época de seu lançamento, os parceiros da editora ganharam um kit super legal e eu fiquei babando aqui por ele, já que não tenho parceria com a editora. Bom,  vamos lá?

Starters é um livro de Lissa Price, publicado no Brasil pela editora Novo Conceito em 2012. Possui 368 paginas.
O mundo de hoje não existe mais, foi devastado pela guerra dos esporos. A sociedade americana foi toda modificada após essa guerra, o governo decidiu vacinar os menores de 20 anos e maiores de 60 anos, sendo que foram os únicos sobreviventes.

Os adultos estão mortos, crianças estão sozinhas a mercê da pobreza e da miséria. Callie tem 16 anos e é uma dessas crianças, mas a diferença é que foi preparada por seu pais para esse tipo de coisa e cuidar de seu irmão mais novo, Tyler, de 7 anos. Callie tem seu amigo Michael para lhe ajudar no que der e vier, pois Tyler é uma criança doente e precisa de cuidados. "Pulando" de prédio em prédio abandonados, é assim que conseguem abrigos, mas por pouco tempo, pois a água e comida ficam escassas rapidamente, então precisam se mudar. O único jeito, é Callie esperar pela maior idade para que consiga algum emprego, já que os menores são proibidos de trabalharem.

A única coisa que resta aos Starters jovens é a vida miserável, onde podem ser capturados por instituições que os usam como escravos, a não ser que possua avós, pois são ricos e podem fazer o que quiserem.  A sociedade atualmente é governada por Enders, idosos de mais de 200 anos.

Quando a última esperança de Callie está acabando, surge uma oportunidade de sair da vida miserável que possui. Prime Destinations. Uma empresa que aluga adolescentes, pagando-os uma fortuna para oferecer aos Enders uma coisa que ninguém nunca receberá de volta, a juventude. Esses Enders alugam esses corpos para que possam realizar atividades que muto tempo não praticam. Já os Starters doadores, passam por uma completa transformação, da raiz do fio de cabelo ao dedinho do pé, para que fiquem perfeitos para serem alugados. Depois dessa transformação, suas mentes são colocadas em uma espécie de "hiatus", assim um Ender pode controlar seu corpo.

Para isso, Callie terá que deixar seu irmão e Michael, e promete que voltará com bastante dinheiro e mudarão de vida. Mas alguma coisa não está certa, era para ser apenas um simples aluguel de corpo, mas alguma coisa deixou essa experiência ainda mais assustadora. Callie começa a descobrir o que se passa dentro dessa empresa secreta, por essa vida nova cheia de novidade, Callie pode pagar um preço alto por isso.


Apesar de na capa estar escrito "Fãs de Jogos Vorazes vão adorar" , discordo plenamente. As duas séries são distopias, mas são histórias completamente diferente, pra mim, essas comparações deviam ser evitadas. Mas voltando ao livro, a história é bem interessante, os personagens foram bem criados, falei de comparações, mas essa não posso evitar, pra quem leu A Hospedeira vai notar leves semelhanças nos dois livros. Humanidade quase acabada, outra pessoa entra no seu corpo e começa a controlá-lo, alguns humanos ainda resistindo a opressão, duas pessoas no mesmo corpo que conseguem se comunicar, etc.

Algumas passagens do livro me irritou bastante, Callie vai para um lugar onde algumas crianças são mantidas escravas e o governo de vez em quando pegam algumas dessas crianças e lhe oferecem vidas melhores, mas na verdade vão levá-las para o Prime Destinations. Conhecendo bem o que acontece na empresa, Callie se machuca e machuca outra criança para não serem escolhidas, pois só são escolhidas as consideradas bonitas. Lendo essa parte, lembrei de uma outra no inicio da transformação de Callie, onde ela estava com um machucado no braço, e "concertaram" rapidamente. Como o machucado que fez na outra menina iria ter efeito?

Achei interessante o fato de que Callie estar alugando seu corpo para ajudar seu irmão, mas depois começa a gostar da vida nova, cheia de mimos e super interessada no garoto rico que conheceu, Blake. Como que fica Michael e Tyler na miséria? Tirando isso, Callie é bem determinada e sabe o que quer. Tyler é um amigo e tanto por cuidar do irmão de Callie enquanto ela está fora.

Bom, como todo amante de distopias, essa não podia ficar de fora, já estou querendo o próximo livro. Pra quem não sabe, a editora lançou uma curta história narrada por Michael que se passa antes dessa, que se chama Retrato de uma Starter- Uma Descoberta. Vale a pena ler antes do livro, claro, mas fica a seu critério em qual ordem que você acha melhor acompanhar. Deixo em baixo o book trailer do livro caso se interesse.

3 comentários :

  1. Ei Raphael...

    Eu li esse livro tem um tempinho, ganhei de presente de uma amiga e devorei. Eu adooooooorei!!! O livro nos envolve do começo ao fim e me conquistou de cara. Tbem estou louca pra ler o proximo volume.

    Qto a referencia que fez com JV acho que só se encaixa no tocante a distopia mesmo. E no fato da protagonista estar se 'sacrificando' pelo irmao. Assim com a Katniss em JV (embora as contextos sejam diferentes). Com relação a 'A hospedeira' tbem dá no mesmo. Só lembra no tocante a habitar corpos e tals. Mas eu amei o livro.

    E nha, ainda tenho de ler esse 'Retrato' rsrs.

    Super beijo e otimo finde :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Tudo bom?
      É verdade, so no tocante a distopia, e de ela estar se sacrificado né? Tirando isso o livro é muito bom né?
      Rsrs, eu ja li " Retratos", mas não me lembro de muita coisa...
      Bjs e otimo final de semana pra vc tbm!

      Excluir
  2. Olá.
    Eu li este livro ano passado por recomendação de uma amiga e como você, também sou amante de distopia, então é claro, que eu amei o livro rs. Eu já li o segundo e por mais que falem muito mal dele, eu prefiro o segundo até mais do que este.
    Adorei a resenha.
    Beijos

    http://www.cantodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir