sábado, 13 de julho de 2013

[RESENHA] A Seleção

,
Bom dia pessoal! Tudo bom? Hoje trago a vocês a resenha de um livro que foi muito comentado ultimamente. Eu gostei muito do livro, é bem interessante, só vi resenhas positivas sobre este livro. Eu ainda não tenho, li emprestado, mas com certeza eu vou tê-lo na minha estante (rsrs) Confira a resenha.


A Seleção é um livro de Kiera Cass, publicado pelo Brasil pela Editora Seguinte, selo da Cia. das Letras em 2012. Possui 360 páginas. É o primeiro livro da série A Seleção.
Os Estados Unidos não existem mais, após um conflito conhecido como 4ª Guerra Mundial, o país é agora chamado de Estado Americano da China, que depois deu origem ao país chamado Illéa. Neste país, a população é dividida de acordo com suas classes sociais, onde são distribuídas em castas. As castas de 1 a 4 possuem melhores condições de vida. Ja da 5 em diante, as condições de vida não muito boas.

America Singer é uma 5, ou seja, a casta dos artistas. Seus dois irmãos mais velhos saíram de casa, deixando toda a responsabilidade de ajudar a família em cima de America. Ela tenta fazer de tudo para ajudar sua família e seus irmãos mais novos, May e Gerad.  America namora Aspen Leger, um 6. Os dois namoram escondidos a dois anos, já que a mãe de America não aceitaria que ela casasse com alguém de casta inferior.


A Seleção está chegando, um programa que o governo criou onde trinta e cinco garotas entre 16 a 20 anos de todas as castas podem se casar com o príncipe e se tornar uma 1, e mais para a frente, a rainha. Esta é a grande oportunidade de America, uma 5 linda e cheia de talentos. Sua mãe está eufórica, insistindo para que sua filha se inscreva, mas America não quer participar do concurso, quer ficar com Aspen, mas ele também quer que ela se inscreva, pois o orgulho dele não permitirá que ele case com ela, pois podem passar fome, frio, etc. Ele apenas quer que ela tente.

America aceita se inscrever, mas tem absoluta certeza que não será escolhida. Mas quando anunciam as Selecionadas, America está entre elas. Ela se vê em um verdadeiro pesadelo e em uma grande oportunidade de sua família melhorar de vida, já que o palácio manda cheques para as famílias das selecionadas, ao mesmo tempo. Mas para isso, ela terá que deixar sua família, Aspen em troca de ir viver no palácio com o príncipe Maxon e com as demais concorrentes.

Ao chegar ao palácio, America tem certeza que o Príncipe Maxon não é uma flor que se cheire. Ela quer ser eliminada logo e voltar para sua vida normal, mas conhece o príncipe, o verdadeiro príncipe e percebe que ele não é o que ela pensou que fosse. Ela percebe que quanto mais tempo ficar no palácio, mais sua família pode ficar melhor. A competição começa, de repente, America se vê envolvida demais nela para sair agora.



Bom. como que disse ali em cima, eu gostei bastante do livro, vi muitos comentários positivos sobre ele e concordo com todos. A história de Kiera é bastante envolvente, não é possível largar o livro até que termine, literalmente. Eu achei a história bem inovadora, apesar da divisão de castas ser bem parecida com as divisão de distritos em Jogos Vorazes. Mas em A Seleção, as castas ficam tudo junto e misturado, onde um 5 pode viver no meio de um 2, já em Jogos Vorazes, os distritos são bem separados.

Além desse fator que achei bem em comum, os jogos são bem parecidos com a seleção, mas as semelhanças terminam aqui, já que a Capital criou os Jogos Vorazes para mostrar aos demais distritos quem é que manda, A Seleção foi criada para dar esperança as castas inferiores. Jogos Vorazes possui bastante ação, mas A Seleção possui bastante romance.

Eu gostei bastante da America, já no inicio se mostra forte, uma jovem com bastante personalidade, bem determinada, mas eu não gostei do envolvimento dela com Aspen. O cara é muito orgulhoso para o meu gosto. America tenta agradá-lo, mas ele não aceita. Eu não gostei nada de Aspen. Mas em compensação, eu gostei muito de America e Maxon juntos, a relação dos dois é bem engraçada e interessante ao mesmo tempo. Logo de cara percebemos que ela é a favorita dele.

Outros personagens me deram nos nervos também, comecei gostando e depois odiei, como Celeste, que está disposta a tudo para conseguir o amor do príncipe, ou melhor a coroa. As outras candidatas não recebem muito destaque, mas as que ganham, umas são bem legais e outras são insuportáveis. Mas o livro em si é bem bacana, bem viciante e vale a pena conferir. Indico para qualquer um, mesmo que não goste da capa ou da história, todos merecemos uma segunda chance! (rsrs)

3 comentários :

  1. Ei Rapha,

    Eu amei este livro! Muito fofo e muito legal mesmo. Mas no segundo, apesar de eu te adorado tbm, a América me e irrita tantoooo com a indecisão dela aff.
    abs

    ResponderExcluir
  2. Já gostei do livro pela capa, mas depois da sua resenha, gostei ainda mais. E já está na minha lista de livros que eu pretendo comprar até o final do ano.

    Confira o Esmalte da Semana. O esmalte da semana é um nude bem bonito e delicado. Estou in love com este esmalte ♥

    Beijinhos de luz =***

    Cllara Maranhão ʚɞ
    http://cllaramaranhao.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo ama esta série e claro que eu não podia ficar de fora. Já garanti os dois volumes lançados e espero ansiosa pelo próximo, mas ainda não li, pois já falaram por aí que os finais são emocionantes. As capas também são muito atrativas e eu adoro isto nos livros.

    Abraços!
    Tesouro Literário

    ResponderExcluir