quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

[RESENHA] O Substituto

,
Bom dia gente, tudo bom com vocês? Como voltei a ativa no blog, vou tentar postar uma resenha por dia, talvez duas, ainda não sei, até eu ter resenhado todos os livros que eu li durante minha ausência daqui. Bom, hoje vou resenhar um livro que eu gostei muito, com uma historia bem interessante, quando comprei não sabia nada do livro (apesar de ter lido a sinopse rsrs) mas o que me chamou a minha atenção pra comprá-lo, foi a capa. A capa é muito trabalhada, resume bem o que se passa na cidade do livro. Bom, vamos lá?

O Substituto é um livro de Brenna Yovanoff, publicado no Brasil pela editora Bertrand Brasil em 2012. Possui 333 paginas.
Mackie Doyle mora na pacata cidade de Gentry, mas ele não é um simples humano. Ele não é um humano. Ele foi substituído pelo verdadeiro filho da família Doyle. Essas crianças substituídas geralmente morrem logo após serem trocadas, mas Mackie não, pelo simples fato de que a família que cuidou dele o amou, para que ele fosse saudável e vivesse bem. Mas isso está para mudar, porque essas crianças substitutas são alérgicas a ferro, sangue e solo sagrado. A mãe de Mackie tirou todos os ferros da casa, mas não é o suficiente, pois ele ainda está ruim. Seus amigos começam a notar, dizendo que ele está com uma aparência morta. Mackie não sabe o que está acontecendo com ele, mas quando ele e seus amigos vão curtir uma banda muito boa num bar ( não sei, o nome fugiu da mina cabeça rsrs) um homem desconhecido esclarece as coisas para ele, Mackie está morrendo.
Mackie consegue o endereço onde moram algumas das mesmas criaturas iguais a ele. E descobre outro fato, a melhor amiga de sua irmã, Janice, é igual a ele. Janice para Emma, irmã de Mackie uma substância em que ele se sentirá melhor. Mackie vai atrás do lugar onde ela conseguiu essa substância, a casa do Caos.
Lá ele irá encontrar todo tipo de criatura, de mortos vivos, até o que você imaginar.
Tate, uma colega de escola de Mackie o procura pedindo ajuda, sua irmã foi substituída por uma dessas criaturas. Mackie de inicio não dá ouvidos a Tate, mas o longo do tempo ele tenta ajudá-la.
Morrigan, a mandona na casa do Caos também pede um favor a ele, tocar baixo na banda dessas criaturas. Sem saber o porque disso, ele descobre que eles precisam ser amados pra se sentirem melhor e isso faz Mckie se refletir sobre o porque ele ter sobrevivido e as outras crianças não, o amor que Emma deu quando ele era pequeno e não o amor de sua mãe, mas sim de sua irmã.
Aos poucos ele descobre sobre o que acontece com as crianças humanas substituídas. A Dama, irmã da Morrigan, as pega pra fazer um sacrifício a cada sete anos. Mackie descobre mais sobre si e um pouco sobre essas criaturas fascinantes que vivem no submundo de Gentry.

Minhas primeiras impressões do livro foram ótimas, não tinha lido nada da autora e nada parecido com a história até hoje. O que achei mais interessante no livro foi a relação de Tate com Mackie, dois seres completamente diferentes e que no fim vão se relacionar muito bem. As criaturas não tem nome próprio, a autora não os nomeia, então fica a critério do leitor nomeá-los.
A simpatia dos humanos para evitar que suas crianças sejam substituídas também é bem interessante, colocando tesouras, facas, um exemplo é a capa, objetos de metais em cima do berço da criança humana. A história é bem cativante, te prende do inicio ao fim e te faz perguntar o que vai acontecer em seguida. Achei que a autora soube trabalhar bem na história e também misturando romance com sobrenatural, o que o torna diferente de tudo. É bem diferente de qualquer cliché que vemos por aí misturando esses dois temas. Esse livro entrou pra lista dos meus favoritos e dos livros que eu releria. Indico pra quem gosta desse dois gêneros citados.
Outra coisa interessante é que sempre quando eu leio algum livro, eu leio como se fosse um filme, eu acho que esse livro daria um bom filme sobrenatural.

4 comentários :

  1. Ei Raphael...

    Vi esse livro na caixa do correio de uma outra blogueira há um tempinho atras. A capa chamou muito a minha atenção (bem tensa né? kkk) porem, ainda não tinha lido nenhuma resenha do livro. Dica anotada!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa chama mesmo a atenção né?
      Tive um pouco de escrever essa resenha... teve alguns fatos que eu esqueci, mas acho que ficou boa...
      Ok, quando ler me avise o que achou ok?

      Abraços!

      Excluir
  2. A capa do livro é o que mais me chama atenção, da impressão de um bom suspense. Li muitas resenhas negativas sobre esse livro e acabei desanimando, mas talvez eu dê uma chance a ele (:

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  3. Não fazia que a capa do livro tinha uma história assim por trás. Não entendi muito bem como funciona essa coisa de Substituto, mas parece bem interessante. Ainda assim, acho que não compraria ele por agora. Preciso de mais algum incentivo.

    Beijos,
    Mars - Letras de Chá.

    ResponderExcluir