quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

[RESENHA] Diario de Uma Paixão

,
Boa tarde pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje vamos para um livro mais light, mas do mesmo jeito possui suas mortes na histórias... A resenha de hoje é de um livro que gostei muito, mas que demorei e lê-lo. O escritor é um dos meus favoritos e vai estar presente na Bienal do Livro Rio e estou muito ansioso, porque até agora meus planos é de comparecer e também porque vai ser minha primeira bienal fora de Belo Horizonte. Então, vamos para a resenha?

Diário de uma Paixão é um livro de Nicholas Sparks, publicado no Brasil pela editora Novo Conceito em 2010. Possui 256 paginas.
Noah e Allie estão no asilo no quarto dela, mas ela não sabe quem ele é por conta do Alzheimer, apenas pelo nome Duke. Ele está ali por um motivo, está lendo a história dos dois para ela, mesmo que ela não lembre muito bem. Alguns médicos não sabem explicar muito bem, mas em algumas vezes que Noah está ali, lendo para Allie ela consegue lembrar de quem é e de quem Noah é apenas por um momento.

Noah e Allie se conhecem quando ainda são adolescentes e acabam se apaixonando um pelo outro, mesmo Noah sendo da classe média e Allie da classe media alta. Dias se passam e a mãe de Allie não aprova o namoro, mesmo gostando bastante de Noah, pois de acordo com ela, ele não é o cara certo para sua filha, então seus pais a levam para outra cidade para acabar com o romance dos dois.

Durante o tempo longe de Allie, Noah parte para a guerra e volta, compra o casarão que sempre falava para Allie que ia comprar e restaurar. Acabada a restauração, Noah aparece no jornal, por conta de que sua restauração ficou muito impressionante. Esse jornal acaba nas mãos de Allie, que parte para a cidade com e desculpa que ia visitar lojas de antiguidades.

Allie não foi com o intuito de reatar o romance com Noah, mas sim para dizer que estava noiva. Durante sua estadia na cidade os dois passeiam de barco, realizam jantares românticos e até mesmo alguns passeios pela cidade.

Os dias se passam, os dois voltam a fazer amor e se apaixona novamente. Durante esse tempo, o noivo de Allie, Lon, está tentando contata-la e não consegue, então lembra que Allie tinha uma antiga paixão que morava na cidade, com medo de perder sua noiva parte para a cidade de Noah.

Noah e Allie estavam tranquilos quando recebem uma visita inesperada, a mãe de Allie. Ela não estava ali para levar sua filha para longe de Noah novamente, e sim que Allie já está grande o suficiente para tomar suas próprias decisões, avisar que Lon está a caminho e entregar as cartas que Noah escreveu a tanto tempo e que escondeu de sua filha.

Após a saída de sua mãe, Allie avisa a Noah que precisa fazer o que é certo e que precisa voltar para o hotel em que está hospedada para encontrar Lon. Com quem Allie ficará? Com Noah, seu grande amor, ou com Lon, seu noivo e por quem não está apaixonada igual está por Noah?

Bom, o livro é muito bom. Bem triste, e bem romântico. Para mim Nicholas Sparks escreve muito bem e todas suas histórias tem morte, isso é fato, mas é isso que deixa suas histórias mais interessante, sempre há um refúgio quando essas tragedias acontecem, o amor. Diário de uma Paixão não é diferente, Allie não lembre de quem Noah é, mas ele está ali, ao lado dela consegue, através de seu diário fazê-la lembrar de seu passado e do romance dos dois. A história gira em torno dos dois, claro, mas os personagens secundários possuem bastante importância no livro também. O livro possui uma continuação, O casamento, onde conta a história de uma das filhas de Noah e Allie. O livro é muito bom também, em breve resenha no blog

Assim como algumas obras de Nicholas, Diário de uma Paixão também virou filme no ano de 2004, com Rachel McAdams e Ryan Gosling no elenco principal. Mas como todas adaptação cinematográfica tem seus pontos negativos por não ser muito fiel ao livro. O filme não foi um dos melhores, mas o livro está aí para quem quiser se deliciar em mais uma grande história de Nicholas Sparks.

Leitura indispensável para quem gosta dos romances de Nicholas Sparks e para quem gosta de drama e romance na mesma história. Para quem ainda não viu o filme, recomendo ler o livro primeiro e depois assistir ao filme, para não passar muita raiva, pois o final não é o mesmo e tem partes no filme que não tem no livro ou vice-versa. Para quem quiser aqui está o trailer do filme:

1 comentários :

  1. Ei Raphael...

    Nha eu amo Nicholas Sparks e me corta o coração ele vir ao Brasil e não vir me BH!!! :(

    Eu amei o filme e esse é um dos livros dele que ainda não li. Não por falta de oportunidade e sim por falta de força no coração mesmo. (E olha que eu já sei o que acontece né? kkk)

    Adorei a resenha, super beijo

    ResponderExcluir