terça-feira, 24 de junho de 2014

[RESENHA] A 5ª Onda de Rick Yancey

,
Bom dia pessoas! Hoje trago minha segunda resenha aqui no blog, é de um livro que li recentemente e que gostei bastante. Será adaptado para os cinemas com a Chloe Moretz no papel principal. A 5ª Onda é o primeiro de uma série de ficção/invasão alienígena, ele estava parado na minha estante por um tempinho mas eu o tirei na TBR Jar e ele saiu da lista de não lidos. Confiram a resenha!

  A 5ª Onda é um livro de Rick Yancey, publicado pela Editora Fundamento. Possui 367 páginas. É o primeiro livro da série A 5ª Onda.
 
   Cassiopeia, mais conhecida como Cassie, acredita ser a última sobrevivente depois de um ataque extraterrestre. Por esse motivo ela guarda um diário de viagem, pois acredita que quando alguém fica sozinho por muito tempo acaba perdendo a sanidade. Nesse diário, ela escreve desde sua paixonite dos tempos escolares, Ben Parish, até a vida solitária nesse novo mundo.  

"Porque, se eu for a última, então eu sou a Humanidade.
E se essa for a última guerra da Humanidade, então eu sou o campo de batalha."-pág. 88

   Os ataques alienígenas são separados por ondas: a 1ª causou o apagão das luzes, todas os aparelhos eletroônicos pararam de funcionar, os carros não andavam mais e os aviões que estavam no ar simplesmente caíram; a 2ª provocou o desaparecimento das cidades costeiras, grande ondas marítimas engoliram tudo e todos nessas cidades beira-mar; a 3ª trouxe a praga, conhecida mais como a Pestilência. Vinda dos pássaros, matou cerca de 97% de toda a população mundial; a 4ª fez com que ninguém confiasse em ninguém, conhecida como Silenciador, ela matava quem quer que tenha restado das Ondas anteriores.   

   Sua mãe fora levada pela peste, mas junto a seu irmão e o pai Cassie encontra abrigo em um campo no meio da floresta. Porém, em um dia seu irmão é levado em um ônibus cheio de crianças por soldados e seu pai acaba morto por um deles. Cassie é a única sobrevivente desse campo, lugar que achava ser seguro. A regra da quarta é onda é clara: não confie em ninguém. 

   "Ela lhe disse para partir. Deixá-la para trás. Ela ia mesmo morrer. Ela não era mais importante. Importante éramos Sammy e eu, manter-nos em segurança, pensar no futuro e agarrar-se à esperançade que amanhã será melhor do que hoje."-pág. 46

   É andando sozinha por aí que Cassie acaba conhecendo Evan Walker, um jovem misterioso e atraente que a ajuda depois de ela levar um tiro na perna. Os dois então ficam abrigados na antiga casa da família de Evan, até Cassie melhorar para poder resgatar seu irmão Sammy. A garota acreditava que permanecer sozinha era permanecer viva, mas acabou encontrando Evan, que desperta um turbilhão de sentimentos em Cassie. Será que esse garoto que mora sozinho em uma casa de fazenda, que enterrou a própria família por causa da peste, é tão confiável quanto parece? A 5ª Onda está apenas começando. 

"-Entendi tudo errado - Evan continua. - Antes de achar você, pensei que a única forma de me manter inteiro era encontrando um motivo para viver. Não é assim. Para continuar inteiro, é preciso encontrar alguma coisa pela qual se está disposto a morrer."-pág. 228

    A 5ª Onda é um livro extremamente surpreendete, tirando os plots previsíveis e o início morno, Rick Yancey conseguiu criar um suspense em sua história. Desde o motivo da Chegada dos Outros (como são chamados por sua protagonista), o que espero que seja revelado no próximo volume, até o destino de seus personagens, alguns meio óbvios mas outros simplesmente inacreditáveis. 

   O livro é narrado por diferente pontos de vista, o que me pegou de surpresa e me confundiu um pouco, mas logo que o leitor se acostuma, vai percebendo que o autor criou um jeito de narrar diferente para cada personagem. E eles acabam se encontrando em certo ponto do livro, de um jeito de prender o fôlego. 

   O autor criou um mistério envolvendo o objetivo do Outros, o porque de matar o humanos nessas ondas se não fazem nada no Planeta ou o porque de atacarem em meio das ondas.  A história, como muito livro adolescente, não foca muuuito na relação dos personagens, ela foca mais na ação mesmo, como os protagonistas estão sobrevivendo em meio ao caos alienígena. A 5ª Onda possui inúmeras cenas fortes, narradas com extremo detalhismo, que não poupa o leitor. Por isso os leitores mais jovens poderão se assustar um pouco, além da linguagem do livro ser mais robusta. 

   Cheio de reviravoltas inacreditáveis, suspense e de personagens fortes e marcantes, crianças tentando sobreviver, A 5ª Onda é um livro e tanto para quem curte o estilo. Rick Yancey escreve de uma maneira espetacular e eu estou aguardando ansiosamente o próximo livro da série e espero que outros livros do autor sejam lançados por aqui. Não percam a incrível narrativa o autor, LEIAM JÁ! 

"- Eu sou um tubarão, Cassie - ele fala devagar, arrancando as palavras como se estivesse falando comigo pela última vez. Fitando-me com lágrimas nos olhos, como se estivesse me vendo pela última vez. - Um tubarão que sonhou ser um homem."-pág. 288

0 comentários to “ [RESENHA] A 5ª Onda de Rick Yancey ”

Postar um comentário