sexta-feira, 26 de setembro de 2014

[RESENHA] Se eu Ficar

,
Olá pessoal! Estou de volta com mais uma resenha, desta vez é um livro que está causando muitas controvérsias entre os leitores. Recentemente ganhou sua adaptação para as telonas, ao qual já fiz a resenha do filme e você pode conferir clicando aqui. Para mim, esse livro é daqueles que se você não perceber o real significado por trás da história a leitura não se torna prazerosa, o que talvez pode ter dificultado na compreensão por parte de alguns leitores. Mas enfim, confira o que eu achei de Se Eu Ficar da autora Gayle Forman.


Se Eu Ficar é um livro de Gayle Forman, lançado no Brasil pela editora Novo Conceito. Possui 224 páginas. Faz parte de uma duologia junto com Para Onde Ela Foi.

Mia Hall tem 17 anos e está no ultimo ano do colégio, seu principal objetivo no momento é conseguir uma vaga na famosa universidade de música Julliard. Mia toca violoncelo, ao contrário de toda a sua família que é fascinada por rock,cheia de energia e alegre enquanto ela é tímida e ama música clássica. Ela tem um namorado, Adam, que faz parte de uma banda de rock que está começando a fazer muito sucesso, o que causa um pouco de medo em Mia pela distância que está aumentando entre eles. Mia não tem muitos amigos, mas Kim é sua melhor amiga que adora fotografia e insiste para que Mia também persista em seguir seu sonho em ser uma musicista clássica.

Apesar de existir todas essas diferenças entre Mia e seus entes queridos, ela tem uma relação boa com seus pais e com seu irmão Teddy. Mas, em um dia a vida de toda a família está para mudar completamente. O dia começou com bastante neve, o que fez com que as aulas fossem canceladas, com essa deixa Mia e sua família decidem visitar alguns amigos e parentes. Algo inesperado acontece, em questão de segundos o acidente ocorre.

Mia não entende o que está acontecendo, ela consegue ver tudo o que acontece ao seu redor. Ver, ouvir, mas não conseguia sentir nada. Ao contrário de Mia, toda a sua família perdeu a vida no acidente. Agora está por conta dela, com passagens entre o passado e o presente, decidir se ela quer continuar a viver ou se ela quer desistir de tudo.



Bom, como eu disse ali em cima Se Eu Ficar está causando divergências entre as opiniões dos leitores. Alguns acham o livro excepcional, outros já acham que o livro não tem motivos para o estardalhaço que estão fazendo a respeito dele. A trama é bem envolvente e se você não pegar o real significado do livro, a leitura não será uma das melhores. O maior problema que estão fazendo, ao meu ver, é a comparação com A Culpa é das Estrelas, que são duas histórias completamente diferentes e a unica semelhança que eu vejo é o gênero sick-lit, só.

Prometeram que o leitor iria chorar litros com Se eu Ficar, o que não aconteceu comigo. Eu esperava chorar horrores, mas não acontece cenas muito emocionantes que me fizeram chorar. O livro em si é emocionante, mas não foi o bastante para que eu abrisse o berreiro. Rsrs

A narrativa se alterna entre o flashes do passado e do presente, o que serve para que o leitor perceba qual será a escolha de Mia no final.

A forma como o amor é retratado no livro também me cativou bastante. O amor tem diversas representações no enredo, como o amor de Mia para com sua família, o amor de seu avô quando ele fala que entende se ela quiser partir por não ter mais sua família, o amor de Adam por Mia e vice-versa, da relação entre Mia e Kim. Enfim, acho que não vou conseguir me expressar de um modo que todos vão entender. rsrs

Como eu já citei no topo, o filme ganhou uma adaptação e você pode conferir o trailer logo abaixo:



A leitura esta recomenda para quem gosta de um drama e se você viu mais resenhas negativas do que positivas e acabou desanimando, dê uma chance, afinal o livro não terá o mesmo impacto em todos, cada um fará a sua interpretação do livro! haha O final pode ser abrupto para muitos, mas para mim fez o total sentido na história, pois mostra qual foi a escolha tomada pela Mia. Seria ruim se acabasse sem descobrirmos qual seria sua escolha, mas do jeito que terminou foi muito satisfatório para mim. Enfim, acho que não consegui me expressar em relação a este livro de um jeito que todos possam entender, mas a leitura está mais que recomendada.

Avaliação:








                                                                                                                                      Abraços,


4 comentários :

  1. cara essa sua fotinha em desenho é muito fofa kkkkk
    mas sobre o livro... to doida pra ver o filme kkkk

    ResponderExcluir
  2. Raphael, eu adorei o livro, achei que eu ia chorar muito e realmente chorei kkk já a continuação, não sei se você leu mas na foi bem diferente do que eu esperava :( nada a ver comparar com a culpa é das estrelas, cada um remete, ao meu ver, um significado diferente.

    abraços,

    viajandoentrepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      É muito bom o livro né? Infelizmente ainda não li a continuação, mas eu espero que não me decepcione ! Eu não vejo significado em comparar histórias, mas é tudo pelo marketing! hahaha
      Beijos!

      Excluir