terça-feira, 23 de junho de 2015

O Céu Está Em Todo Lugar da Jandy Nelson

,
Olá pessoal! Há muito que não posto resenhas por aqui, mas a faculdade toma muito do meu tempo e nem lendo eu estava. Porém, entrei de férias semana passada e até agosto vou compensar o tempo perdido com muuuitos posts hehehe. Hoje eu dou início ao meu Projeto [R]Espetacular com esse livro que eu li no início de 2012 quando tinha acabado de entrar no ensino médio (quando ainda tinha a vida mansa hehe). Bom, confiram o que achei do livro depois de tanto tempo! 

   Lennie Walker acabou de perder a irmã mais velha, Bailey, e nunca conheceu sua mãe, que há dezesseis anos decidiu largar sua vida e sair pelo mundo. Morando com sua avó e seu tio Big, Lennie precisa enfrentar o luto. Mas ela se afasta de todos que ama por causa dessa dor, não suporta ter perdido a irmã.

   Quando chega à escola depois de um tempo reclusa, conhece Joe Fontaine, o garoto novo que veio da França e por quem todas as meninas estão babando. Com jeito alegre de ser, o garoto acaba por trazer a felicidade de Lennie à tona novamente. Mas Toby, namorado de Bailey, também está passando pela mesma dor e os dois acabam se envolvendo mais do que deveriam. Eles entendem a dor um do outro, são um consolo mútuo. 

   Espalhando poemas escritos em copos descartáveis, páginas de livros, embrulhos de balas, Lennie tenta suprimir a falta de sua companheira através desses pedaços de papeis largados por aí. As coisas da irmã continuam do jeito que ela deixou, Lennie não aguenta ter que olhar para elas e "matar" a irmã todo dia, toda hora. Afinal, ela nunca terá um filho, nunca saberá se a mãe voltou para casa. Bailey é morta todo dia pelas coisas que nunca chegará a fazer. 

   Lennie possui a sensação de que junto com Toby, Bailey vive novamente, pois eles eram quem ela mais amava. Por isso, eles se envolvem, juntos parece que ela ainda estava ali, viva. Juntos, o coração dela ainda bate. E então, eles confundem as coisas, confundem os próprios sentimentos. Nada vai ser como era antes. 
   
   Com Joe, no entanto, Lennie tem a sensação de que as memórias de sua irmã não a sufocam tanto como quando está sozinha. Ele a faz rir, ele a faz perceber que não é necessário que Bailey morra todo dia para ela viver a própria vida. Com Joe, Lennie se sente como ela mesma mais uma vez. 


    O livro não teve o mesmo impacto que teve quando eu li pela primeira vez, obviamente. Lendo novamente, três anos depois da primeira lida, eu tive a impressão de que não há uma história profunda no livro. Salvos alguns acontecimentos que o leitor fica chocado ou descrente, o livro não possui aquelas reviravoltas de tirar o fôlego ou romances impossíveis. 

    Lennie possui o álibi para fazer o fez, perdeu a irmã e se perdeu no mundo. Porém, em alguns pontos da narrativa fiquei me perguntando se não era drama demais. Não ficar triste por causa da morte de Bailey, mas sim se envolver com o namorado da irmã morta do jeito que fez. 

   Não ficamos com raiva da protagonista, muito pelo contrário, nos simpatizamos por ela. Porém, muito cu doce enjoa. Perdeu a irmã, ok. Conhecer o garoto novo e se apaixonar, ok. Ficar de mimimi e se envolver com o namorado da irmã, não ok. Sério, tem uma parte do livro que Lennie consola Toby de uma forma única que eu fiquei feliz pelo que aconteceu com ela depois. 

   A trama é bem construída, tudo se encaixa, mesmo a autora deixando pontas soltas no final. Mas alguns personagens como Sarah, a melhor amiga de Lennie, a avó dela e o tio mereciam mais destaques. A autora focou muito no triângulo e pareceu que os outros personagens estavam ali de acordo com as vontades da protagonista. Ao todo, é um livro bom. Recomendo para quem gosta do gênero. 



2 comentários :

  1. Ei Daniel!
    Gosto muito desse gênero, drama e personagens adolescentes com problemas familiares, mas morro de preguiça de personagem que é dramático em excesso rsrs. Eu tenho esse livro tem um tempo, mas acabei não lendo ainda, agora não sei se sua resenha me deixou com mais vontade de ler ou com o pé atrás rsrs. Só sei que a edição do livro é muito linda, então vai continuar na estante, mesmo que eu demore um pouco mais a ler.
    Beijos!

    www.secaoreservada.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Paula!!
      Pois é... esse é o problema de releituras rsrs na primeira vez você está com a cabeça completamente diferente e a história pode ser mil maravilhas, aí você relê e não tem aquele apelo da última vez.... Personagem muito dramático é péssimo mesmo, ninguém merece rsrs Não vou falar pra você dar uma chance porque eu estaria mentindo se falasse que vai gostar demaisss kkkk
      Abraços,
      Daniel.

      Excluir