segunda-feira, 17 de setembro de 2018

Mulher Maravilha: Sementes da Guerra - Leigh Bardugo

,








Ficha Técnica 

Título original: Wonder Woman Warbringer 
Autor: Leigh Bardugo 
Editora: Arqueiro
ISBN: 978-85-804-1746-3
Edição:
Ano: 2017






Em Sementes da Guerra, acompanhamos a história de Diana antes de se tornar a Mulher Maravilha, uma adolescente de 17 anos que quer impressionar suas irmãs amazonas e principalmente sua mãe Hipólita, pois mesmo sendo filha de uma rainha Diana está em desvantagem na ilha, é a única que não é uma amazona e considerada a mais fraca entre elas. Todas já foram testadas em batalha, já recorreram à Atena no leito da morte. 

Criada diretamente do barro e concedida à vida por Zeus, muitas ainda a consideram uma criança e inapta a se tornar uma amazona, inclusive pela general das amazonas Tecmessa, por quem tem uma pequena rixa. Diana está se preparando para mostrar seu valor em uma maratona, ela sabe que consegue vencer e mostrar que é uma delas. Mas é durante essa maratona que ela escuta pedidos de socorro e se depara com um naufrágio e mesmo sabendo que abandonar a competição teria suas consequências, ela parte para tentar salvar quem ainda estava vivo. Ela salva Alia, a única sobrevivente desse terrível naufrágio. 

Diana a leva para a ilha, mesmo sabendo que é totalmente proibido a entrada de um forasteiro. Ela entra então em um dilema, pois sabe que deixar um inocente para morrer é algo abominável pelas amazonas. Diana acaba descobrindo que Alia é uma semente da guerra, descendente de Helena de Troia, e o caos o acompanha para todos os lugares e sua presença na ilha se torna perigosa já que uma grande guerra acontece quando uma semente da guerra completa uma determinada idade. 

Diana sabe que precisa tomar uma decisão, pois o mundo dos homens e até mesmo Temiscira corre um grande perigo. Ela então pede conselhos para o oráculo e percebe que algo muito sombrio está por vir e que Alia é uma ameaça para a humanidade. Diana precisa enfrentar o mundo dos homens e as sementes da guerra, que há muito tempo assolam o mundo. 


O livro nos apresenta uma personagem já bastante conhecida e adorada por muitos, talvez uma grande pressão de contar uma história diferente sem cair no clichê, mas Leigh Bardugo consegue construir uma narrativa cativante e interessante para Diana. É um período anterior a ela se tornar a Mulher Maravilha, mas não é um livro de origem o que agrega muito a história sem perder tempo de recontar a origem da heroína.  

A trama construída pela autora é muito criativa e mescla momentos históricos e mitológicos aos atuais sem ficar chato ou estagnar a leitura, ela soube escrever de forma a criar uma aventura bastante envolvente e inovadora. Leigh tinha em suas mãos um grande desafio de criar uma história que seja digna da personagem, mas que mantivesse sua grandeza e inocência e o fato de nos ser apresentada uma Diana sem conhecimentos de suas forças e enfrentando dúvidas de suas irmãs, apenas uma amazona jovem e inexperiente, mostra que ela conseguiu vencer esse desafio. A autora conseguiu mantar a essência da personagem e as características originais dela. 

Um outro acerto da autora foi que ela soube usar a diversidade de gênero e raça com a normalidade que são e parece que os personagens foram criados de forma que pareçam reais, fogem dos padrões da sociedade. A construção de todos os personagens foi um acerto na trama, contribuindo para a fluidez da leitura. 

O foco da narrativa não é o suspense, mas Leigh conduz uma escrita que faz com que o leitor fique se  perguntando a cada fim de capitulo o que está por vir e quando achamos que a trama está caminhando para um lado, na verdade ela está indo para o lado oposto. As reviravoltas no final prendem a atenção do leitor até o último ponto final nos envolvendo ainda mais e o final surpreendente deixa um gostinho de quero mais, porém a reta final do livro foi um pouco apressada e rápida demais, Leigh entrega um final corrido demais com muitas coisas para digerir, talvez um dos poucos pontos negativos que encontrei. 

Portanto, é um bom livro para ser lido pelos adoradores de heróis e ideal para os fãs ou também para quem deseja iniciar uma aventura nesse mundo de super heróis. Deem uma chance para essa história, garanto que vão se surpreender. 


Avaliação:









Até mais,




0 comentários to “ Mulher Maravilha: Sementes da Guerra - Leigh Bardugo ”

Postar um comentário