domingo, 19 de maio de 2013

[RESENHA] Insurgente

,
Bom dia pessoal! Como vão? Estão lendo bastante? Hoje trago para vocês a resenha do segundo livro de uma série que está fazendo um sucesso estrondoso. A série é super interessante de conferir. Diferente de tudo o que já vimos. Os amentes de distopias não podem perder! Caso não tenha lida a resenha de Divergente, clique aqui.
A RESENHA PODE CONTER SPOILERS, CASO NÃO TENHA LIDO O PRIMEIRO.

Insurgente é um livro de Veronica Roth, publicado no Brasil pela editora Rocco em 2013. Possui 512 páginas. É o segundo livro da trilogia Divergente.
Após a tentativa de líder da Erudição, Jeanine Matthews, de usar os membros da Audácia para atacar a Abnegação, Beatrice, ou Tris, juntamente com seus amigos, fogem para a sede da Amizade. Mas não demora muito para o exército de Jeanine os encontrarem, então partem para a Franqueza.

Na sede da Franqueza, Tris e Quatro terão que passar pelo Soro da Verdade para ficarem lá. Tris tem medo de revelar algumas coisas e perder seus amigos, mas também tem medo de não revelar e viver com a culpa. Cristina está entre a plateia que irá presenciar os dois diante do soro. No ataque à Abnegação, Tris mata Will, namorado de Cristina, pois estava sob o efeito do soro criado por Jeanine para fazerem o que ela quer.

Tris quer acabar com o governo de Jeanine. Jeanine quer entender como os Divergente não ficam sob o efeito de seu soro para controlá-los. Jeanine está disposta a tudo para conseguir fazer um soro em que todos os Divergente também fiquem sob o efeito. Então manda alguns de seu exército, no comando, Eric, antigo líder da Audácia.

Com o objetivo de conseguir Divergentes para seu experimentos, a líder da Erudição, injeta um novo soro nos amigos de Tris e nos membros da Franqueza. Com esse soro, Jeanine manda recados através deles e depois os mata, afirmando que isso continuará caso nenhum Divergente se entregue. Tris, fica em dúvida, se entrega para salvar os amigos ou não, para depois invadir a Erudição. Tris se entregará? Os Divergentes conseguirão sobreviver? O governo imposto por Jeanine acabará?


Bom, eu sou fã da série, então sou meio suspeito para falar (rsrs). Mais uma vez Veronica mostra uma narrativa cativante e ao mesmo tempo forte. Nesse livro, o estado emocional de Tris precisa de atenção, devido aos acontecimentos do anterior. A cada capitulo temos uma reviravolta grande ou algumas fortes emoções.

Os novos personagens foram muito bem construídos. Neste volume, Roth, nos apresenta alguns dos outros líderes das outras facções, como da Amizade e da Franqueza. Os sem-facções também ganham um bom espaço no enredo. A história também é bem cativante, o lema "Facção antes do sangue" é posto em prática. Os personagens entendem a importância de lutar por seus objetivos. Os personagens se amadurecem de um livro para o outro, mas também amadurecem durante Insurgente. O que eu achei bem interessante.

Eu não consegui largar o livro, pois cada capitulo tem um acontecimento que eu fiquei bastante curioso para saber o que acontece, então "devorei" o livro em dois dias, não consegui largar literalmente. O final é bem crucial, digamos assim, me deixou bem curioso para saber o que acontece no terceiro volume da série. Eu estou bastante curioso, me pegou de surpresa e estou "morrendo" (rsrs) para saber os próximos acontecimentos. Se ainda não conferiu a série, não perca mais tempo!

2 comentários :

  1. Ok, não li a resenha porque não quero pegar nenhum spoiler por menor que seja, mas estou louca pra ler esse livro <3

    Beijo:*
    Naty.

    ResponderExcluir
  2. Ei Rapha,

    Ah que inveja! O meu ainda não chegou rs.
    Adorei a resenha, eu amei Divergente e não vejo a hora de ler este livro. :)
    abs
    Nanda

    ResponderExcluir