segunda-feira, 20 de maio de 2013

[RESENHA] Sob a Redoma

,
Bom dia pessoal! Como vão vocês? Lendo muito? Hoje eu trago para vocês uma resenha de um livro que eu estava muito curioso para ler e é de um autor muito conhecido. É um trhiller bem legal e que me mostrou que em uma situação de risco, a natureza humana para sobreviver falar mais alto do que o senso. Confira.

Sob a Redoma é um livro de Stephen King, publicado no Brasil pela Editora Suma de Letras em 2012. Possui 960 páginas.

A pequena cidade Chester's Mill, no Maine, é isolada do mundo, literalmente. Subitamente, a cidade é separada do mundo por um campo de força invisível. Ninguém entra, ninguém sai. Os habitantes ficam apavorados, não sabem o que está acontecendo, ninguém tem respostas para dar. A cidade está um caos.

O veterano da guerra do Iraque, Dale Barbara, ou Barbie para os amigos, é reincorporado nas forças militares na posição de coronel. A cidade está de ponta cabeça, mas para piorar a situação, James Rennie, ou Big Kim, um dos três vereadores da cidade, vê uma oportunidade de dominar a cidade com a aparição da Redoma.

Big Jim vê seu poder de autoridade ser diminuído por Barbie, mas é capaz de criar um sentimento de pânico local que poderá aumentar sua influência. Já Barbie, se une a um grupo de moradores locais para manter a situação sob controle e para impedir que o caos domine. Para não perder sua influência sobre a cidade, Big Jim está disposto até a matar para continuar no poder. É apoiado pelo filho, que guarda um terrível segredo.

A Redoma e as ações de Big Jim, não serão as únicas preocupações que os habitantes da cidade terão que enfrentar. Os medos e ambições de cada um, até então sentimentos reprimidos, serão expostos por consequência do isolamento. Enquanto tentam descobrir o porque de Chester's Mill ser a "escolhida" pela Redoma, quando irá acabar, se irá acabar, como farão para desfazê-la, a crueldade humana irá surgir em sua forma mais primitiva. O que acontecerá com os habitantes de Chester's Mill? Porque essa Redoma apareceu? Qual será o plano de Big Jim para esses pobres habitantes? Como isso irá acabar?


Bom, eu gostei do livro, mas não é um livro que eu recomendaria para qualquer um não. Primeiro, por ser bem forte. Segundo, a grossura dele espanta todo mundo, então só indicaria para quem tem coragem e paciência para ler tudo. Eu tinha uma meta de ler o livro em uma semana, mas consegui em menos disso, comecei a ler domingo e terminei sábado. Me surpreendi com o livro, me mostrou que o ser humano é capaz de fazer qualquer coisa para conseguir o que quer e que quando tem força de vontade, conseguimos muita coisa.

Quando digo que é forte, é porque as mortes que acontecem vem muito detalhadas, não é qualquer um que aguenta. Não sei como aguentei, não é porque não tenho estomago forte, é porque em alguns casos eu tenho muita aflição para ver, então... (rsrs)

Alguns personagens são bem legais, mesmo no meio de tanto caos e tanta tragedia, conseguem manter a cabeça no lugar e manter a paciência. Já outros não, como Big Jim, que durante o livro todo me matou de raiva, junto com seu filho, Junior. Eu fiquei muito impressionado com esses dois, é mentira que eles conta, quem depois passam a acreditar nelas mesmas.

Um dos personagens, Ollie, me surpreendeu bastante. Sua família toda comentem suicido (desculpa se é spoiler para alguém... rsrs) e ele se manteve firme e forte o tempo todo. Quando eu disse que me mostrou que quando temos força de vontade, conseguimos, Ollie é um exemplo. Ficou sem família nenhuma e ainda continuou muito bem até o final.

Enquanto eu lia, notei que este foi um dos únicos livros que eu li que é igual ao que vivemos hoje, um dos mais reais (tirando a parte da Redoma). Em qualquer situação de caos, de isolamento, a crueldade humana sempre aparece de alguma forma. Não esperava que ia gostar tanto do livro.

Confesso que no inicio, eu me confundi todo com os nomes dos personagens. É muito personagem, então eu tive uma pequena dificuldade de acompanhar, mas no inicio do livro, nos é apresentado uma lista dos moradores importantes, das autoridades presentes no dia do surgimento da Redoma, que ficou conhecido como Dia da Redoma.

Eu indico para quem tem paciência, estomago forte e não indico para os que não tem paciência e estomago fraco. Mas em todo caso, é um livro que vale a pena se lido. Para os que gostaram, mas o tamanho do livro desanimou, não se preocupem, o livro será adaptado para a televisão, a série estreia em Junho. Confira o trailer.
 

9 comentários :

  1. Puxa que história legal!!o estilo me lembrou um pouco Jogos Vorazes que eu sou super fã.
    Estou curiosa para saber o fim dessa história!
    Ah a resenha ta demais, e não achei que tem spoilers , esta na medida para aumentar a curiosidade dos futuros leitores do livro.

    ResponderExcluir
  2. Ei Rapha,

    Eu tenho medo do King rsrs, os seus livros mais de terror eu não tenho coragem de ler. :P
    Mas este eu tenho vontade, o tamanho me faz sempre deixar para depois rs, nem sabia que já ia estrear filme dele. O.o
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Nanda!
      Eu ainda não li nenhum livro do Stephen com um terror bem intenso, mas tenho curiosidade! haha O tamanho também me fez deixar para depois, mas com a série estreando este mês, tinha que ler! haha
      Abraços!

      Excluir
  3. Bom, Raphael!

    Também não tenho atração pelo King. Sempre vejo adjetivos do tipo "mestre do terror", etc. Mas a resenha trouxe vários esclarecimentos interessantes, ainda que o gênero não me seja atrativo.
    Mesmo assim, valeu pela dica.

    www.tesouroliterário.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Márcia!
      Ao contrário, é os adjetivos de "mestre de terror" que me atraem! haha. Vale a pena dar uma chance ao livro, é muito bom!
      Abraços!

      Excluir
  4. Oie Rapha, tudo bem? Nossa... voce mudou o lay do blog! Faz tempo?

    Respondendo o seu comentário:

    Ainda não li Academia de vampiros. Sério que é um spin off? Mas porque o spin off foi lançado por outra editora? Que estranho...

    Beijokas :*
    Blog da Mylloka

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Mylla!
      Não faz muito tempo não, só algumas semanas (:
      Também achei isso bem estranho, mas fazer o que né? O Importante é que lançam a série toda, não só a metade... haha
      Abraços!

      Excluir
  5. Ei Raphael...

    Meu problema com o Steven King é não conseguir dormir depois kkkkk E OMG não começaria por esse livro, essa matança toda detalhada não é pra mim mesmo. Mas oh, sua resenha deixa a gente super curiosa viu? Parabéns. beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Fabi!
      Eu ainda não li nenhum livro de um terror bem intenso, mas esse livro não tirou meu sono não... Haha, com certeza essa matança detalhada é de tirar o folego! haha
      Abraços!

      Excluir