segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

[RESENHA] A culpa é das estrelas

,
Olá pessoal! Hoje trago a resenha de um livro que foi o queridinho de várias pessoas no ano que se passou. Eu comcei a lê-lo no fianlzinho de 2013, mas terminei nos primeiros dias de 2014, então eu considero uma leitura de 2014. O livro está sendo adaptado para as telonas, mas ainda sem trailer divulgado. Sem mais delongas, confiram a resenha.


A culpa é das estrelas é um livro de John Green, publicado no Brasil pela Editora Intrinseca. Possui 288 páginas.
Hazel Grace é vitima de um câncer terminal, mas com ajuda de médicos e alguns medicamentos, seu tumor foi reduzido.Por conta de doença, Hazel deixou a escola cedo e fica a maior parte do tempo em casa na companhia de seus pais. Ela participa do Grupo de Apoio para crianças com câncer, junto com Isaac, que teve um câncer ocular e usa um olho de vidro. Hazel e Isaac se cominicam a maior parte do tempo durante o Grupo, por suspiros, se eles não estão gostando do que escutam, um suspira e o outro suspira em resposta.

Por mais que Hazel participe do Grupo de Apoio, ela acha que é completamente tedioso ficar lá até o fim. Até que um dia, ao entrar na sala do Grupo, se depara com um menino, que para ela é muito sexy, encarando ela de um jeito que deixa ela com muita vergonha e sem saber o que fazer. Na hora das apresentações, o menino diz se chamar Augustus Waters.

Desde o dia em que se conheceram, Augustus e Hazel se tornam grandes amigos e futuramente desenvolvem algo mais. Os dois sabem exatamente o que acontecerá com suas vidas, mas mesmo assim, não possuem medo de nada, não se deixam ficar tristes por coisas atoas e tentam viver suas vidas da maneira mais normal possível.


Bom, eu li o livro já sabendo de tudo o que acontecia no final do livro por conta de sites que postam spoilers. Mas do mesmo jeito, me emocionei com a história de Hazel e Gus. Hazel me conquistou de primeira com seu modo de viver e de mostrar para as pessoas (seus pais) que elas merecem viver suas próprias vidas apesar de sua doença.

A relação de Hazel com Gus também me conquistou logo de cara. Os dois tiram sarro das proprias doenças, da doença de Isaac sem nem ligarem e as pessoas ao redor nem sabem o que eles estão falando. As várias sábias falas de Gus para Hazel e ela narrando como vê o mundo para ele.

O livro também me lembrou o filme "Intocáveis", que, no livro, Hazel e Gus se sentem normais, mas as pessoas em sua volta, os tratam da melhor maneira que conseguem por "pena" das doenças dos dois, já no filme, Driss, trata Philippe, que sofreu um acidente que o deixou tretaplégico, da mesma forma que estaria tratando de uma pessoa normal. Tanto Philippe, quanto Hazel e Gus, não se sentem pobres coitados e, Philippe, encontra em Driss o que sempre quis, ser tratado como qualquer outro e Hazel encontrou isso em Gus e Gus em Hazel.

Eu gostei do livro, antes eu não não conseguia chorar nem por filmes e nem por livros, mas, este livro mudou isso. Eu lembro de uma resenha que eu li que diz mais ou menos o seguinte: "a história é tão emocionante que derrete o mais duro coração". Eu indico para quem gostar do genero ou se interessou pelo tema, vale a pena ler A Culpa é das Estrelas. E como o filme ainda não teve seu trailer divulgado, provavelmente será liberado em fevereiro, deixo com você o poster do filme e o primeiro still já divulgados.

2 comentários :

  1. Gostei desse livro também. Muito bom!
    Fiz a resenha dele, mas ainda não postei. Parabéns pelo post.
    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Eu amei este livro e estou ansiosa pelo filme. O enredo é simplesmente tocante ao mesmo tempo que nos choca com a crueza daqueles que tem que conviver com a doença.
    Beijos!
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir