terça-feira, 17 de junho de 2014

[FILME] A CULPA É DAS ESTRELAS

,
   Olá pessoal!! Tudo bom com vocês? Como quase todo mundo, eu já estou de férias devido à grande Copa do Mundo, mas não tenho lido muito ou assistido muita coisa. Esses dias estou mais estudando para o ENEM mesmo rsrs. Mas hoje, finalmente, trago minha opinião sobre a adaptação do sucesso do John Green. 

  Como toda adaptação cinematográfica, os fãs sempre ficam com medo de alguma coisa: se os atores se parecem com os personagens, se o filme vai ser bem trabalhado ou se a essência da história será levada para as telonas de uma forma positiva. Por possuir uma fã base enoooorme, ACEDE tinha tudo para dar errado, desde agradar os inúmeros fãs até quem iria conhecer a trama de Hazel e Gus pela primeira vez. 


    Ao contrário de outras adaptações, A Culpa é das Estrelas trata de um tema um tanto quanto delicado, o câncer. Acrescente isto à lista de coisas que o filme poderia pecar: levar para as telas de uma maneira horrenda a leveza da narrativa do autor. Mas não foi o caso. Mesmo. 

    Desde o início, o filme avisa aos espectadores sobre o tema: uma história fora dos padrões. Narrado por Hazel, assim como o livro, a película apresenta de uma forma quase que natural seus personagens, desde a própria protagonista até seu escritor predileto. 

 E não se enganem: a essência da história de Augustus Waters e Hazel Grace está presente em todos os momentos do filme. Talvez seja o fato de o próprio John Green ter acompanhado as gravações, mas de alguma forma toda a produçao conseguiu transportar as características de todos os personagens das páginas para a tela. Ansel Elgort personificou seu personagem, ao contrário de Divergente, em que ele passa longe de ser o Caleb dos livros, aqui ele captou o Gus do livro e o levou pessoalmente para frente das câmeras. 
  

  A protagonista não fica atrás, só um pouquinho hehe, Shailene Woodley pode ter feito um trabalho meio pobre como Tris Prior, também em Divergente, mas como Hazel ela levou para a tela desde sua chatice do início até o amadurecimento de sua personagem. As más línguas disseram que sua atuação seria ruim, mas a garota conseguiu, de uma forma esplêndida, mostrar do que é capaz. 
 

    Os coadjuvantes roubaram a cena. Desde Isaac, com seu humor negro, até os pais de Hazel com sua super proteção, destaque para a mãe, que possui um papel com maior aparições. Assim como Isaac, Peter Van Houten aparece pouco, mas consegue deixar sua marca após sua primeira fala. Para quem viu sem conhecer a história, esses dois personagens podem ter sido os mais marcantes. 

   
O diretor, Josh Boone, realizou um incrível trabalho. Sua direção pode ter sido recheada de inúmeras façanhas cliches, como começar filmando os pés dos atores logo após a cena de sexo, mas essas mesmas façanhas tornou o filme mais leve e mais fácil de ser assistido. O que mais me marcou foi o truque que ele realizou nas cenas de Hazel esperando o telefonema de Gus, os jogos de câmeras ficaram incríveis naquela sequência. 

    A trilha sonora, com Ed Sheeran e Birdy, também não deixou a desejar. Mas como muita adaptação por aí, poucas músicas tocaram durante o filme e isso foi um ponto negativo para mim. Com tanta música boa para certos momentos do filme e nem tocaram. Outras tiveran meros segundos de glória, como Not About Angels da Birdy. A música tinha o potencial certo para emocionar uma sala inteira do cinema e apenas um trecho foi mostrado. #nãocurti hehehe 

    A Culpa é das Estrelas rendeu bons frutos, pelo menos eu apenas vi comentários positivos em relação ao filme. Resumindo, nunca tinha saído de uma sala de cinema satisfeito com uma adaptação de algum livro que gosto, nem Jogos Vorazes ou Em Chamas me deixou satisfeito. Mas ACEDE conquistou um merecido lugar como uma das melhores que já vi, senão A melhor. Enfim, se ainda não conferiu, vale MUITO a pena. Se já, veja novamente, quantas vezes puder 😝. 

2 comentários :

  1. Olá Daniel!
    Eu assisti o filme sexta-feira e assim como o livro me apaixonei. Foi realmente a adaptação mais fiel que já vi e ficou tudo tudo perfeito. Os atores estão de parabéns assim como a direção e produção.
    Beijos!
    www.tesouroliterario.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! A culpa é das estrelas foi muito bem produzido e adaptado, ao contrário de muitos livros que perdem alguma coisa indo para os cinemas, esse conseguiu levar a essência para as telas.
      Abraços!

      Excluir