terça-feira, 3 de junho de 2014

[RESENHA] A Escolha de Kiera Cass

,
Olá pessoas!!! Minha primeira postagem como colunista do Leituras com o SNSD é a resenha de um dos últimos livros que li e que fecha uma trilogia para lá de viciante. E para compensar a falta do post da semana passada, amanhã sai minha opinião sobre o filme A Culpa é das Estrelas. Hoje tem a pré aqui em BH e eu vou!!!! rsrsrs super ansioso. Confiram agora minha opinião sobre o último livro da trilogia A Seleção, A Escolha. SE VOCÊ NÃO LEU OS LIVROS ANTERIORES, ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILERS!!!

   A Escolha é um livro de Kiera Cass, publicado no Brasil pela Editora Seguinte. Possui 352 páginas e é o último volume da trilogia A Seleção.  
    
   Restam apenas as garotas da Elite: America, Celeste, Kriss e Elise. Maxon Schreave, o príncipe de Illéa, parecia certo em escolher America. Porém, as outras Selecionadas conquistaram um espaço no coração de Maxon e agora nada mais parece certo. 

    Aspen, o ex-namorado de America e agora um dos inúmeros guardas do castelo, acentua mais a dúvida da protagonista em relação aos seus sentimentos. America simplesmente não consegue se decidir entre o guarda ou o príncipe. Por mais que seus sentimentos por Maxon mudaram durante a estadia no Palácio, ela nunca deixará de amar Aspen, seu primeiro e grande amor. 

    Outro grande fator, e obstáculo, na relação de America e Maxon é o próprio pai do príncipe, o rei Clarkson. O monarca odeia a garota e a considera a pior das piores opções para o filho, pois ela não possui nenhuma conexão fora do castelo e não gostar do sistema das castas. Além de America desaprovar o modo como o rei reage aos ataques rebeldes. 

    America precisa ter certeza de tudo para ter um futuro promissor: seus sentimentos por Maxon, se tornar a futura princesa de Illéa e, acima de tudo, se ela está preparada para uma vida No Palácio. 

    Ao contrário dos livros anteriores, A Escolha nos presenteia com uma ação política muito maior e mais forte. Os ataques ao Palácio, a forma de lidar com os chamados rebeldes e o motivo de tanto descontentamento são pontos fortes no desenrolar da narrativa. 

    Como toooodo livro infanto-juvenil, o triângulo amoroso sempre está presente também. Eu, particularmente, odeio quando isso acontece: tudo cheio de mimimi, a menina não decide qual "escolher" porque ama os dois... Enfim, America ainda está levemente indecisa nesse livro, mas ela finalmente escolhe, apenas não sabe botar para fora seus sentimentos. 

    Um dos pontos positivos em A Escolha é a relação entre as Selecionadas, todas amadureceram em muito pouco tempo e estão mais digeríveis. Apenas em algumas partes, como o início, que elas voltam com as intrigas e a leitura volta a ficar infeliz. Como o início: os primeiros capítulos são tão sem noção que eu tive dúvidas se tinha comprado/pego o livro certo. 

    Maxon é um dos personagens mais bem construídos durante toda a trilogia, você o entende perfeitamente desde o início: ele sabe quem escolher desde o primeiro dia, mas enrola a Seleção com medo de ser rejeitado e mantém as garotas no Palácio como um "plano reserva". Mas com America é diferente, ele a mantém ali para ela ter certeza de seus sentimentos e os dois ficarem juntos. 

    Como todo bom livro, A Escolha possui reviravoltas incríveis. Em uma delas, eu tive sérias dúvidas sobre o desfecho da trilogia. Em outra, fiquei boquiaberto com a audácia da autora. É nessas reviravoltas que somos apresentados à novos personagens, uma jogada interessante de Kiera Cass, que conseguiu manter a narrativa fluída e sem exagerar nos altos e nos baixos. 

    O final é super corrido e inacreditável. Sem spoiler, posso dizer que há mortes, formação de novos casais, muuuuita ação por parte dos rebeldes e inúmeros jogos políticos envolvidos. Tirando as suas imperfeições, A Escolha é um ótimo desfecho para a trilogia e cumpre com o papel de segurar o leitor até o último ponto final. Se você ainda não leu, leia. E se você já finalizou a leitura, me conte o que achou. 

3 comentários :

  1. Ei Rapha,

    Só passei o olho, confesso, não quero saber nada antes de ler hahaha.
    Vou ler esta semana, estou ansiosa demais, mas tinha vários que eu precisava ler antes aff.

    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Nanda!! Esse livro tem que ser lido sem nem saber a sinopse kkkkk eu li um pouco do meio antes de começar a ler e confesso que fiquei morrendo de medo do que li hahahahaha Leia sim, aí depois trocamos umas ideias :D Abraços!

      Excluir