terça-feira, 23 de setembro de 2014

[RESENHA] Entre o Amor e a Paixão de Lesley Pearse

,
Olá pessoas! Quanto tempo não passo por aqui... vida de vestibulando não está fácil hehehe. Minhas leituras andam muito paradas, só leio no intervalo das aulas e muito raramente em casa, exceto esse final de semana que li Se eu ficar. Por causa disso estou com vários livros atrasados, inclusive o do clube do livro. Fora isso as leituras estão boas, ótimas até, todos me surpreendendo como o novo romance de Lesley. Bora para a resenha? NÃO RECOMENDO A LEITURA SE VOCÊ NÃO LEU O LIVRO ANTERIOR.

  
Belle, agora sra. Reilly, mora com seu marido Jimmy e o tio do rapaz, Garth. Por sua vez, Garth é casado com Mog, antiga amiga da mãe de Belle. Juntos, eles moram no andar de cima do bar do tio de Jimmy, enquanto Belle possui um loja de chapéus femininos, que faz muito sucesso entre as senhoras da região. Os quatro viviam felizes juntos.

   Em um determinado momento, Belle descobre que está esperando um bebê. É durante a gravidez que a garota cohece Miranda, filha de uma senhora bastante rígida. A moça tinha acabado de fazer um aborto quando foi quase atropelada por uma carruagem e salva por Belle. Miranda engravidara de um vigarista e temia que sua mãe descobrisse, optando por não ter a criança. Desde esse dia, as duas se tornaram grandes companheiras. 

   O início de uma possível guerra põe todos em alerta: homens comuns estão se alistando no exército, enquanto as mulheres ocupam cargos que antes eram exclusivamente masculinos. Não demora muito para que Jimmy se sinta na obrigação de partir para o front, deixando Belle para trás. 

   Após um triste acontecimento, Belle perde o motivação que tinha na criação dos chapéus e procura algo que a motive como antes. Com os avanços tecnológicos durante a Guerra, Belle e Miranda decidem partir para a França, como motoristas de ambulância. Lá elas veem a realidade da Primeira Guerra: homens feridos, mortos e, muitas vezes, psicologicamente afetados pelas batalhas. 

   Assim como todos, a vida de Belle é drasticamente afetada pela Guerra. Ela precisa se acostumar com as mudanças, com as consequências e, principalmente, pelas experiencias que ela teve no período como humanitária. 
 
   Entre o amor e a paixão é a continuação desnecessária que no final funcionou. "Belle" acabou de uma maneira tão leve, simples e satisfatória que não necessitava de um segundo volume. Mas Lesley não conseguiu largar Belle de lado e nos trouxe uma outra narrativa forte e incrivelmente bem trabalhada. 

   A protagonista está mais madura, com o pé no chão apesar de tudo pelo que passou no primeiro livro e possui uma família que a apoia, de menos sua mãe que agora gerencia quartos para locatários. Belle e Jimmy conseguiram ser felizes juntos até a Guerra separá-los de forma injusta, os dois não conseguiram ficar parados no meio de tanta tristeza e morte. E conseguiram ficar como casal até a Guerra juntá-los novamente, dessa vez de uma maneira brutal. 

   Jimmy é o que mais sofre pelas batalhas, por ter vivenciado tudo no front. Conheceu soldados que acabaram morrendo, teve que matar homens de sua idade e muitas vezes mais novos. A autora conseguiu criar um ambiente que transmitisse exatamente aquilo que os personagens vivenciavam na história. Por causa dessa construção, o leitor acaba torcendo para Jimmy, Belle ou qualquer personagem. 

   Lesley Pearse criou, também, reviravoltas inimagináveis durante a narrativa. Tudo acaba fluindo de um modo rápido e sutil, ela não exagera e o leitor não fica perdido. Porém, a autora peca ao colocar muito drama na história de Belle, o que acaba tornando a história pouco atraente, e chegando a atingir o clichê. 

   Confesso que demorei um pouco na leitura, mas por uma boa causa: não conseguiu deixar de lado os personagens que conheci no primeiro livro e agora tive o prazer de rever. Na maioria das continuações, o autor acaba se perdendo e transformando completamente os seus personagens. Mas Lesley manteve toda a essência dos seus: a sabedoria e humildade de Belle; o espírito materno e protetor de Mog; o companheirismo de Jimmy e a lealdade de Garth. 

   Confesso, também, que me emocionei no final do livro. Lesley passou, de uma forma extremamente realista, o drama vivido pelas pessoas daquela época. E isso, mais do que tudo, contribuiu para a fluidez e sentido da narrativa. Recomendadíssimo para todos! 

                                                        Classificação:                       

     




1 comentários :