sábado, 6 de setembro de 2014

[RESENHA] Maze Runner: Correr ou Morrer

,

Olá pessoal! Então, fiquei um tempinho sem postar nada por aqui, mas voltei! Tenho muitos livros pendentes para fazer resenha, mas vamos por partes, ok? Hoje trago a resenha do primeiro volume de uma série que eu estou adorando! Já ganhou sua adaptação para as telonas e o filme chega aos cinemas brasileiros ainda nesse mês, mas enquanto não chega você pode conferir a minha opinião sobre o livro aqui.


Maze Runner: Correr ou Morrer é um livro de James Dashner, publicado no Brasil pela Vergara e Riba Editora. Possui 426 páginas. É o primeiro volume da série Maze Runner.

A única coisa que consegue se lembrar é do seu nome, Thomas. Ele acorda em uma caixa fria, escura e em movimento e sobe devagar para algum lugar. Thomas se lembra do mundo em geral, mas não se lembra de seus pais, de sua origem e onde está. Sua mente está completamente vazia. A caixa chega a seu destino e Thomas descobre que não é o único ali. Vários garotos o encaram de uma forma intimidadora, questionadora, ameaçadora e logo lhe é apresentado à Clareira.

Todos ali não se lembram de nada, como Thomas. Ninguém sabe como chegaram ali, porque estão ali, todos sem passado. A Clareira é onde vivem, onde cada um exerce uma função para que possam sobreviver, manter a esperança, encontrar um jeito de sair dali.

A Clareira é cercada por muros altos, sendo que além desses muros está o que chamam de O Labirinto, com paredes que se mexem a cada noite. Entre os "Clareanos", existem os Corredores, que são aqueles que durante o dia, correm explorando o labirinto em busca de uma saída, mas durante a noite todos se escondem, pois criaturas mortais saem do labirinto. A cada trinta dias, um garoto é enviado para a Clareira, mas em um dia uma garota chega, mudando todo o padrão e ele traz uma mensagem. Tudo está mudando.

Para que todos sobrevivam, é necessário que eles encontrem a saída do Labirinto, mas será que eles vão conseguir?  Será que todos sairão vivos dali?




Bom, se me pedissem para classificar este livro com uma palavra, claro que ela seria: sen-sa-cio-nal seria perfeita. O livro cativa o leitor do inicio ao fim! Claro que com seus jargões irão deixar o leitor confuso, mas depois que se acostuma, você só para de ler quando a ultima página for virada. O universo criado pelo autor é completamente diferente de tudo o que conhecemos! E você fica ansioso e aflito para saber o que acontece a seguir.

Thomas pode ser o personagem favorito de muita gente, mas não é o meu. Ele não me cativou, o que ele fez comigo foi fazer eu passar raiva, sério. Ninguém lembra de seu passado, mas mesmo assim em alguns momentos/lugares age como se já conhecesse. A única coisa que eu realmente gosto em Thomas é sua amizade com Chuck, seu melhor amigo dentro da Clareira. Outros personagens que valem um pouco de destaque são eles, Alby e Newt, que dividem a liderança do grupo.

O que eu mais gostei na história foi que o leitor está no mesmo patamar que os personagens, porque sabemos apenas o que os personagens sabe, o que não é muita coisa. Com toda essa curiosidade que envolve o leitor, é impossível não se prender no enredo e não ficar frustrado sem saber o que acontece em seguida.

Para aqueles leitores que curtem um bom livro de distopia misturado com ação, mistério, aventura, etc. Maze Runner é um prato cheio para vocês. Para mim, o livro não deixou nada a desejar, foi uma leitura prazerosa e bem divertida de fazer, recomendo para todo mundo que gosta do gênero. E para quem não sabe, foi adaptado para o cinema e você pode conferir o trailer do filme, que promete ser tão bom quanto o livro, logo abaixo:

A leitura está mais que recomendada!


3 comentários :

  1. Ei Rapha

    Amei este livro, preciso ler a continuação.
    Vc sabe quando estreia o filme? eu vi o trailer, mas nem vi as datas rs.
    abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Nanda!
      Essa série é tudo de bom né? hahaha
      E eu gostei muito do filme!
      Beijos!

      Excluir
  2. meu deus finalmente consegui comentar!!!
    entendo totalmente seu sentimento pelo Thomas, mas eu acabei criando um gostinho por ele, acho q é porque o Dylan O'Brien (que vai interpretar ele nas telonas) é um dos meus amores platônicos heheheheheheh termina de ler o segundo logooo! to esperando a resenha já hahah

    ResponderExcluir