terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

[RESENHA] The 100: Os Escolhidos (Desafio Literário 2015: Um livro que tenha sido adaptado para a TV)

,
Olá pessoal! Você já imaginou morar no espaço? Já imaginou a Terra devastada e inabitável? Esse é um tema muito discutido ultimamente, o que faremos caso o nosso planeta se torne impossível de viver? Esse é o tema de "The 100: Os Escolhidos" de Kass Morgan, uma distopia bem cativante e você pode conferir minha opinião agora:


The 100: Os Escolhidos é um livro de Kass Morgan, publicado no Brasil pela Editora Galera Record. Possui 288 páginas, é o primeiro volume da série The 100.

Após uma guerra nuclear e devastadoras, a Terra ficou devastada e inabitável, além de não ter mais boas condições de vida. Para proteger a raça humana, os sobreviventes se exilaram no espaço em um instalação chamada de Arca. O governo possui leis rigorosas a respeito do controle populacional, mas a população continua crescendo e seus recursos estão cada vez mais escasso.

Por esse motivo, o governo optou por uma medida um tanto quanto perigosa: reabitar a Terra. Mas como prosseguir com o plano sem colocar vidas em risco? Simples, eles mandarão cem delinquentes para uma expedição no planeta natal para avaliarem suas condições. O que esses jovens ganharão em troca? Todos os cem serão perdoados de seus crimes.

Esses jovens terão que fazer vários sacrifícios, passarão por diversos testes que colocarão suas próprias vidas em risco assim como a dos sobreviventes que ficaram no espaço também.

Esses cem infratores estão "livres" para fazerem o que quiserem, mas no decorrer dos acontecimentos eles verão que não é bem assim que as coisas irão funcionar nesse lugar cheio de mistérios e desconhecido.




Bom, eu escolhi esse livro para um categoria de um desafio que eu estou fazendo esse ano, que é o Desafio Literário 2015, uma versão resumida de um similar criado pelo PopSugar e se você se interessou por esse desafio é só clicar aqui. Enfim, a categoria que escolhi para este livro foi "Um livro que tenha sido adaptado para a TV",foi uma leitura rápida e bem interessante. Gostei muito!

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanha os pontos de vistas de quatro personagens que são: Clarke, Bellamy, Wells e Glass. Eu achei os personagens bem construídos, com seus objetivos já traçados. Claro que exitem aqueles mais fortes e inteligentes que alguns, mas todos foram explorados de uma forma muito boa. Alguns arriscariam tudo para estar ao lado da pessoa que ama, outros querem apenas criar problemas.

Se me permitem dizer, o meu personagem favorito é a Clarke, sua personalidade forte e marcante me encantou desde o inicio. Torço para que ela fique com Bellamy! :p

Ao longo da história ficamos cientes das infrações que cada um cometeu para que eles fizessem parte dos escolhidos nessa missão. Além dos pontos de vistas diversificados, o enredo conta também com alguns flashbacks. Alguns são até importantes para complementarem o nosso entendimento na narrativa do presente, mas alguns são desnecessários .

Os constantes flashbacks presentes na narrativa, além de dar complemento para o enredo, também cria alguns suspenses fazendo com que o leitor não descanse até desvendá-lo no próximo flashback.

A série de TV tem suas divergências com o livro, mas são necessárias para a adaptação. E como eu sou viciado nela, com o livro não foi diferente. Eu gostei, mesmo com as diferenças ele conseguiu me conquistar assim como a série. Sua adaptação tem uma pequena dose de romance, mas seu foco é outro, com uma narrativa mais rápida. Já o livro possui um romance mais presente, não muito meloso, mas o foco que foi dado a ele foi um pouco exagerado. Não nego que nesse quesito prefiro a série :p

Por ser o primeiro de uma série, ele é bem introdutório. Para mim, isso não me incomodou muito, porque estamos conhecendo um mundo novo e precisamos ficar a par de algumas coisas para que a história consiga nos prender de tal forma que não conseguiremos largar até acabar. Já estou ansioso para o lançamento do próximo volume da série.

Se você gosta de uma distopia misturada com romance e aventura, eu recomendo essa leitura! Ela pode ser bem rápida e bastante proveitosa se for fã do gênero. Agora, se você não curte uma distopia, essa não é uma leitura para você! (;


Avaliação:










                                                                                                                           Abraços,


2 comentários :

  1. Ain, eu AMO distopia! Logo que esse livro foi lançado e eu soube que esse era o gênero dele, coloquei logo em minha lista de desejados. Só que vi uns comentários negativos, dizendo que era diferente da série e "pior" que ela. Eu nunca vi nenhum episódio da adaptação, mas confesso que tinha ficado triste com isso :/ Mas sua resenha me deu um ânimo agora! Minha vontade de ler o livro voltou com tudo. Não costumo me incomodar com romances, então é bem capaz de eu curtir bastante o livro :D

    Brunna Carolinne - My Favorite Book - @MFBook
    myfavoritebook-mfb.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!
      Também amo distopias! Realmente o livro é diferente da série, mas sempre haverá divergências nas adaptações... Fico feliz que a minha resenha fez com que sua vontade voltasse (;
      Beijos!

      Excluir